Menus Paginas

Orçamento Participativo para 2015

A Câmara Municipal de Campo Maior vai levar a efeito duas sessões com vista à elaboração do Orçamento Participativo para o ano de 2015.
No dia 15 de Outubro, pelas 19 horas no Centro Polivalente de Degolados, e no dia 16 de Outubro, pelas 21 horas, no Centro Cultural de Campo Maior. A Câmara Municipal de Campo Maior tem vindo a pôr em prática o Orçamento Participativo, um método de gestão autárquica que pretende aproximar e envolver os munícipes no processo de preparação e definição dos projetos a desenvolver no concelho a cada ano.




O que é o Orçamento Participativo?


O Orçamento Participativo é um processo de consulta directa aos Cidadãos para definir prioridades em parte do investimento municipal, sendo-lhes dada a oportunidade de propor, debater e atribuir as prioridades de alguns projectos de interesse para o Concelho, baseado na Assembleia Participativa, sendo implementado em estreita articulação entre os Cidadãos proponentes e os democraticamente eleitos, na Agenda ou Programa do Município.
O Orçamento Participativo assenta em alguns princípios básicos, tais como a participação aberta dos cidadãos, sem discriminação positiva às organizações comunitárias; anarticulação entre a democracia representativa e directa, que confere aos participantes um papel essencial na definição das regras do processo; a definição das prioridades de investimento público processada de acordo com critérios técnicos, financeiros e outros de carácter mais geral, que se prendem, sobretudo, com as necessidades sentidas pelas pessoas.

Sem comentários: