Menus Paginas

Centro Educativo Alice Nabeiro recebe Diploma de Excelência, após avaliação de auditoria externa e 9 anos de Bandeira Verde


Após a visita da DGEST o Centro Educativo Alice Nabeiro recebeu a notícia da avaliação da auditoria externa realizada no mês de Junho de 2017. Atingiu o valor de 92 % o que lhe atribui nas 3 visitas realizadas ao longo de 9 anos de Bandeira Verde, o diploma de Excelência.
Perante esta situação, sem dúvida gratificante para quem é responsável pelo Centro, foi emitida uma nota de imprensa destacando o trabalho desenvolvido, e que a seguir transcrevemos:

"É com orgulho e sentimentos de alegria e dedicação que este ano após a visita da DGEST o Centro Educativo Alice Nabeiro recebe a notícia da avaliação da auditoria externa realizada no mês de Junho de 2017. Atingimos o valor de 92 % o que nos atribui nas 3 visitas realizadas ao longo de 9 anos de Bandeira Verde o diploma de Excelência.
Receber o prédio da Bandeira Verde anualmente é um sinal de grande envolvimento não só do CEAN e dos seus alunos, mas também dos nossos parceiros locais, regionais e nacionais. Este valor surge segundo uma visita técnica que avalia todos os itens relativos aos temas eco escolas, entre os quais a gestão dos resíduos, o projecto educativo e o plano de acção anual eco-escola, as reuniões técnicas e o envolvimento dos parceiros, o reconhecimento dos alunos sobre o programa, o envolvimento da direcção do CEAN, os recursos pedagógicos de educação ambiental criados, as medidas de poupança energética promovidas (este ano com a instalação de lâmpadas LED em todo o edifício interior e exterior), a sinalética ecológica, as energias alternativas em funcionamento com a cobertura do CEAN a produzir mensalmente energia eléctrica, as investigações anuais desenvolvidas e os concursos de recolha de resíduos ou acções criativas do ano, a animação do recreio e os recursos afectos ou ainda a manutenção e limpeza do espaço. Destacamos ainda trabalhos bastante meritórios e de interesse local como o estudo realizado por alunos do CEAN do 3º ano sobre a Abertarda e as suas ameaças, o estudo sobre o escaravelho vermelho e a morte das palmeiras das canárias em Portugal e um estudo deste fenómeno na nossa vila com alunos do CEAN do 2º e 3º ano e o projecto “Instinto natural” com uma investigação sobre o Grou Comum e a sua rota migratória. 
Estes resultados resultam do trabalho sistemático de todos os intervenientes. Este trabalho só faz sentido se conseguirmos transportar para todas as famílias de alunos do CEAN o sentimento de consciência ecológica e da gestão dos recursos por toda a comunidade. Pensamos que não basta promover educação ambiental na escola, ela deve inspirar mudança de comportamentos nos adultos a quem as crianças chegam motivadas e na realidade não as potenciamos no dia a dia em casa e na comunidade."

Sem comentários: