Menus Paginas

Arranca projeto de modernização da linha Elvas-Caia com um investimento inicial de 18,5 milhões de euros


A Infraestruturas de Portugal lançou sexta-feira, dia 31 de Março, um concurso público referente à empreitada, para a modernização dos 9 kms do troço ferroviário Elvas-Fronteira.
O projecto para o troço da linha entre Elvas e localidade fronteiriça do Caia, terá um investimento inicial de 18,5 milhões de euros na electrificação da linha, ampliação da estação de Elvas, sinalização electrónica e supressão de passagens, de um total de 38 milhões de euros destinados. Prevê-se que esteja concluído no terceiro trimestre de 2018.
Inserindo-se num plano de requalificação da rede ferroviária nacional, no âmbito da estratégia de expansão terrestre da área de influência do Porto de Sines, a empreitada será a primeira obra a ser lançada, do projecto europeu “Corredor Internacional do Sul”. O mesmo visa a ligação do Porto de Sines, que actualmente representa 50% do movimento de mercadorias do país, a Espanha (Madrid), França e Alemanha e consequentemente toda a Europa.
Tendo em conta que a indústria portuguesa se encontra cada vez mais direccionada para a exportação, a ampliação e construção de estações técnicas, aumentará o fluxo de circulação dos comboios de mercadorias, possibilitando a passagem e cruzamento de comboios de mercadorias com 750 metros de comprimento.
Numa fase posterior, não é descartada a possibilidade da utilização da linha Sines-Caia para o transporte de passageiros, uma vez que esta coloca a cidade a 1h30 da fronteira.
Também a linha que faz a ligação entre Évora, Évora Norte a Elvas será alvo de requalificação até ao final do primeiro semestre de 2020.

1 comentário:

matias saragoca disse...

PORQUE SERÁ QUE CAMPO MAIOR NUNCA É CONSIDERADO,A ENTRAR NAS EQUAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL,COMERCIAL E ECONÓMICO, DA CHAMADA ZONA "CAIA",?NÃO SERIA MELHOR DIZER, DA CHAMADA ZONA "RETIRO" CAMPO MAIOR? HÁ MUITOS ANOS, QUE FERNANDO PERSA QUANDO DE VISITA A TORONTO ME DIZIA,AMIGO MATIAS,A SUA TERRA, CAMPO MAIOR ESTÁ POR TRÁS DO SOL POSTO.