GNR regista 83 acicentes nas últimas horas
![]() |
Foto:Lusonoticias |
A Guarda Nacional Republicana, para além da sua actividade operacional diária, levou a efeito um conjunto de operações, em todo o território nacional, entre as 20 horas de sábado, dia 30, e as 8 horas de hoje, dia 31. Estas operações têm como objectivo prevenir e combater à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras.
A GNR registou 57 detenções: 35 por condução sob o efeito do álcool, sete por tráfico de estupefacientes e três por posse de arma proibida, duas apreensões, 400 doses de haxixe, quatro armas brancas e 195 euros em numerário.
Relativamente ao trânsito foram registadas 335 infracções destacando-se: 85 por excesso de velocidade, 65 por condução com Taxa de Álcool no Sangue superior ao permitido por lei, 42 por falta ou incorrecta utilização do cinto de segurança ou sistema de retenção para crianças, 30 por falta de inspecção periódica obrigatória e 28 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução.
Esta força de segurança registou ainda 83 acidentes, destacando-se: um morto, três feridos graves e 43 feridos leves.
GNR recupera em Nisa bovinos alegadamente roubados em Santa Eulália, Elvas
Foto: cbbragança |
Trinta e um bovinos alegadamente furtados de uma propriedade agrícola de Santa Eulália, em Elvas, foram recuperados pela GNR no concelho de Nisa.
Segundo a GNR, os animais foram sinalizados quinta-feira quando "estavam abandonados" entre Nisa e Gavião, tendo o alerta para a ocorrência sido dado por um popular que "encontrou alguns animais na via pública".
Os 31 bovinos foram posteriormente recolhidos numa propriedade próxima do local onde foram encontrados.
A fonte da GNR indicou ainda que há uma queixa de um furto de 35 bovinos, que ocorreu na madrugada de quinta-feira, numa propriedade situada em Santa Eulália.
A GNR está a investigar esta ocorrência e os animais devem ser devolvidos por decisão do tribunal, quando se comprovar quem é o legítimo proprietário.
Secretário de Estado em Campo Maior para tranquilizar população
O Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, esteve hoje em Campo Maior, num encontro que serviu para analisar a situação ocorrida na madrugada do passado dia 25 de Julho, no Quartel dos Bombeiros Voluntários da vila.
Em declarações à Rádio Campo Maior referiu que esta visita pretende “mostrar a solidariedade do Governo para com as entidades envolvidas no episódio. A minha intenção quando vim a Campo Maior não foi trazer soluções. A minha intenção é pedir a todos que estejam tranquilos. Na nossa opinião isto não passou de um episódio”.
Ricardo Pinheiro, presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, refere que a câmara vai estar atenta “para que este tipo de situações não volte a acontecer. Gostava também de destacar a sensibilidade do Governo e do Secretário de Estado em relação ao episódio que aconteceu na madrugada do dia 25 em Campo Maior. Nesta reunião foram analisadas todas as situações e vamos, em conjunto com a GNR e com o comprometimento total do Tenente Coronel Belchior e do Capitão Godinho, repor os valores e os deveres que uma sociedade deve ter. Se esta situação se repetir, temos que voltar a reunir e não permitir que este tipo de situações volte a acontecer”.
O comandante dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior, Miguel Carvalho, faz o balanço da reunião: “infelizmente tenho que ficar satisfeito porque esta reunião aconteceu porque tivemos problemas graves. Por outro lado, é de louvar esta aproximação com o Governo e o comportamento que o Presidente da Câmara teve connosco. Está mais que provada toda a preocupação que as entidades têm com os bombeiros de Campo Maior”.
Em termos de segurança, a vila de Campo Maior é da responsabilidade da Guarda Nacional Republicana (GNR). O Tenente Coronel Belchior, do Comando Territorial de Portalegre da GNR, considerou a reunião “bastante proveitosa. Quanto à questão do reforço de segurança, nós temos sempre esse anseio, em todos os concelhos do distrito, mas os meios são limitados”. No entanto, o Tenente Coronel referiu que “o concelho de Campo Maior é, neste momento, o que tem mais efectivos na sede de concelho, quer o efectivo do Posto Territorial quer o efectivo dos elementos de intervenção que praticamente todos os dias estão presentes”.
O Tenente Coronel garantiu ainda que “a GNR faz de tudo para que o sentimento de segurança esteja sempre presente junto das populações”.
Recorde-se que no dia 25 de Julho dois elementos dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior foram agredidos por um grupo de cerca de 28 elementos que vandalizaram as instalações.
Suspeito detido pela Guarda Nacional Republicana por tráfico de droga em Montargil
Um homem, com 50 anos de idade, foi detido ontem, 28 de Julho, por suspeita de tráfico de estupefacientes, em Montargil.
Os militares do Núcleo de Investigação Criminal de Ponte de Sôr deram, no âmbito da investigação, cumprimento a três mandados de busca domiciliária, onde apreenderam 33 plantas de cannabis, 224 gramas de folhas de cannabis, um computador e um telemóvel.
A operação contou com o apoio de militares de diversas valências do Comando Territorial de Portalegre.
O detido foi presente ao Tribunal Judicial de Ponte de Sôr tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de apresentações diárias no posto policial da área de residência.
Projecto artístico Mayor.art passou pelo quartel dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior
![]() |
Foto: Mayor.art |
O projecto artístico Mayor.art já passou pelo quartel dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior.
Miguel Carvalho, comandante da corporação de bombeiros, revela: “os artistas conheceram a nossa corporação de bombeiros, adoraram a nossa estrutura e quiseram elaborar aqui este projecto artístico. Quero agradecer à Fundação EDP, que tem um papel importantes, aos artistas e ao Coração Delta”:
Mayor.art é um projeto artístico promovido pela Fundação EDP em parceria com a Associação Coração Delta, e com o apoio da Câmara Municipal de Campo Maior e da Delta Cafés.
Notícia: Rádio Campo Maior
Compra e venda de manuais escolares usados, do 5º ao 12º ano, através da plataforma Book in Loop
A SIC Esperança associa-se à Book In Loop, uma plataforma digital de compra e venda de manuais escolares usados, do 5º ao 12º ano.
Até ao dia 7 de Agosto poderá vender os manuais escolares que já não necessita; a partir de 8 de Agosto estarão disponíveis para compra os manuais para o ano lectivo 2016/17.
Todos os manuais passam por um controlo de qualidade desenvolvido pela Universidade de Aveiro, assegurando desta forma que reúnem as condições necessárias para serem reutilizados.
Vantagens:
Qualquer pessoa que vá à plataforma tem automaticamente 60 % de desconto na compra dos manuais escolares;
Se vender os manuais usados que tem em casa recebe até 20 % do PVP que pode usar como desconto nos livros que adquirir ou receber o dinheiro;
Ao completar todo o processo (venda e compra) atinge uma poupança de 80%.
Como proceder:
Entre no site www.bookinloop.com e crie uma conta, sem ela não poderá proceder à compra e/ou venda de manuais;
Após criada a conta, siga todos os passos indicados pelo site; pode inserir mais do que um aluno;
Depois do processo terminado poderá entregar os manuais, acompanhados pela respectiva guia (gerada automaticamente pelo site), nos pontos de recolha mais próximos de sua casa, que lhe serão indicados pelo site.
Secretário de Estado da Administração Interna hoje em Campo Maior para analisar situação ocorrida no quartel dos bombeiros
![]() |
Jorge Gomes, Secretário de Estado da Administração Interna reúne hoje em Campo Maior, com o Presidente da Câmara Ricardo Pinheiro para analisar a situação ocorrida no Quartel dos Bombeiros. Foto: www.bps.pt |
O Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, estará hoje, dia 29 de Julho, em Campo Maior para reunir com o Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pinheiro, num encontro que servirá para analisar a situação ocorrida na madrugada do passado dia 25 de Julho.
Recorde-se que nessa data, o Quartel dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior foi vandalizado por um grupo de indivíduos que acabariam por forçar a entrada nas instalações, causando danos em equipamentos e lesões num dos elementos do corpo de bombeiros presente no local.
Na sequência deste episódio, o Presidente do Município solicitou uma reunião ao Senhor Secretário de Estado da Administração Interna com vista à procura de soluções, junto das autoridades competentes, que possam ser implementadas para resolver a situação da insegurança em Campo Maior.
A reunião terá lugar no Edifício dos Paços do Concelho, a partir das 11:30H, e contará também com a presença de representantes da GNR, da ANPC e do presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior.
Festas em honra de Nª Srª de Degolados têm início amanhã, dia 29 de Julho
Têm início amanhã, dia 29 de Julho, as tradicionais Festas em honra de Nossa Senhora da Graça dos Degolados.
Durante três dias, até dia 31 de Julho, a Freguesia de Degolados vai ter muita animação com espectáculos musicais, garraiadas, provas desportivas, numa organização da Junta de Freguesia de Degolados e da União Futebol de Degolados.
Veja em baixo o cartaz completo das actividades das Festas em Honra de Nossa Senhora de Degolados.

Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior desenvolve Projecto "Espaço Estimulo"
A Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior está a desenvolver o Projecto Espaço Estimulo, projecto que tem a duração de quatro meses e teve o seu início no dia 1 de Julho de 2016.
Este projecto surge no âmbito das actividades desenvolvidas pelo Gabinete Alzheimer Maior, resposta de apoio à pessoa com alzheimer e seu cuidador promovida pela Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior.
A ideia de base do projecto vem em linha com os princípios de actuação do gabinete que já presta apoio aos cuidadores e às pessoas com demência desde 2013.
Embora a intervenção farmacológica seja crucial em quadros de demência, há um manancial de possibilidades dentro daquilo a que denominamos estimulação cognitiva que constituem um enorme benefício para o retardar das perdas cognitivas e a manutenção do sentido de utilidade tão vital ao ser humano. O espaço Estímulo pretende proporcionar à pessoa com demência ou com défice cognitivo ligeiro, a possibilidade de realizar actividades de estímulo cognitivo e psicomotor, planeadas em função das expectativas de cada indivíduo.
Este projecto é co-financiado pelo Programa de Financiamento a projectos pelo INR.IP.
Criação do estatuto do cuidador familiar, Parlamento recomenda medidas de apoio
OPINIÃO
Maria Rosália Guerra
Gabinete Alzheimer Maior
A Assembleia da República recomenda ao Governo medidas de apoio aos cuidadores informais e a aprovação do seu estatuto. Pode ler-se em Diário da República de dia 18 de Julho um conjunto de recomendações que têm em vista o reforço do apoio aos cuidadores informais ou familiares que prestam cuidados no domicílio.
Como sabemos os desafios dos cuidados a uma pessoa dependente são cada vez maiores. O prolongamento da vida humana e, ao mesmo tempo, as novas exigências do mercado de trabalho, a precariedade das relações laborais, a necessidade de apoio aos dependentes (menores e pessoas idosas), estas e outras questões reduzem as disponibilidades para a prestação de cuidados.
Pode ler-se nas recomendações da Assembleia da República um conjunto de medidas que permitem dar um passo em frente na proteção daqueles que decidem cuidar dos seus familiares em casa, criando o estatuto do cuidador familiar. Entre as recomendações destacamos: a definição de direitos e deveres dos cuidadores informais; a possibilidade de atribuição de deduções fiscais em sede de imposto sobre o rendimento das pessoas singulares (IRS); a criação de mecanismos de disponibilização de informação relativamente aos instrumentos legais de apoios aos cuidadores informais, entre outras recomendações que podem ler-se no documento.
O Gabinete Alzheimer Maior em funcionamento desde 2013, desenvolve um trabalho focado na orientação dos cuidadores das pessoas com demência e tem constatado as inúmeras dificuldades pelas quais estes cuidadores informais se debatem diariamente. Considerando que o perfil do cuidador é personificado, predominantemente por mulheres, em idade ativa com a necessidade de concretizar vários papéis em simultâneo, é urgente que estas recomendações passem a medidas concretas de apoio a quem, por vários motivos, assumem o papel de cuidador.
O documento termina com uma consideração que nos parece importante sublinhar “A não institucionalização significa objetivamente uma poupança de recursos públicos”, não deixando de referir o “leque” de benefícios que a permanência no domicílio pode trazer para a pessoa dependente, na maioria dos casos.
Maria Rosália Guerra
Gabinete Alzheimer Maior
Ampliação e Remodelação do Lar da Misericórdia de Campo Maior com contrato assinado
Decorreu ontem, dia 27 de Julho de 2016, a cerimónia de assinatura do Contrato de Adjudicação da “Prestação de Serviços de Elaboração de Projecto de Execução de Arquitectura e Especialidades da Obra de Ampliação e Remodelação do Lar de Idosos”, da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, com a presença do Provedor Luis Machado, do Tesoureiro Henrique Costal e do representante legal da empresa Duplano, Projectos e Obras de Engenharia Civil, Lda. Senhor Eng.º Fernando Lagoa.
A elaboração do Projecto de Arquitectura e dos Projectos de Especialidades da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas permitirá a candidatura a fundos comunitários para ampliação e remodelação da referida resposta social, por parte da Misericórdia de Campo Maior.
Presidente do Município de Campo Maior publica esclarecimento à população, na sequência dos incidentes no quartel de Bombeiros Voluntários
Esclarecimento
"Dirijo-me aos campomaiorenses para transmitir o meu total repúdio relativamente aos acontecimentos ocorridos na noite do passado dia 25, em que 3 indivíduos forçaram a entrada no quartel dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior, destruindo instalações e equipamento e agredindo, cobardemente, um elemento da corporação que se encontrava no local, segundo fonte oficial da GNR.
Este triste episódio revela que, infelizmente, a questão da insegurança em Campo Maior não estava relacionada apenas com constrangimento provocados pela localização da comunidade cujos elementos são responsáveis por este vil ato.
Após todos os esforços e sacrifícios que o Município e os campomaiorenses fizeram nos últimos anos no sentido de podermos proceder ao realojamento da comunidade que estava instalada no Mártir Santo, os acontecimentos da noite do dia 25 vêm demonstrar que é necessário continuar a trabalhar para garantir a segurança e a tranquilidade que todos merecemos e devemos ter por direito.
O que se passou no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior é inadmissível e não será esquecido.
Já manifestei o meu total apoio à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior, colocando à disposição todos os meios do Município para que este ato não passe impune.
No mesmo sentido e porque a segurança é uma competência que não está na esfera do Município, solicitei uma reunião ao Senhor Secretário de Estado da Administração Interna para que possamos analisar o ocorrido e fundamentar a necessidade do reforço policial para Campo Maior.
Informo que será agendado Conselho Municipal de Segurança para o dia 12 de Agosto, às 18:30H, no Centro Cultural de Campo Maior.
Termino deixando uma garantia, desempenho as minhas funções de uma forma absolutamente honesta e com a determinação de continuar o trabalho em prol do desenvolvimento de Campo Maior e dos Campomaiorenses, todos os dias 24 horas por dia!
Campo Maior, 27 de julho de 2016
O Presidente da Câmara Municipal de Campo Maior,
Ricardo Pinheiro"
Celebra-se hoje o Dia Mundial dos Avós
Comemora-se hoje, dia 26 de Julho, o Dia dos Avós. este dia foi escolhido para a comemoração porque é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.
Século I a.C. - Conta a história que Ana e seu marido, Joaquim, viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança. Apesar da idade avançada do casal, um anjo do Senhor apareceu e comunicou que Ana estava grávida, e eles tiveram a graça de ter uma menina abençoada a quem baptizaram de Maria. Santa Ana morreu quando a menina tinha apenas 3 anos. Devido a sua história, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos. Maria cresceu conhecendo e amando a Deus e foi por Ele a escolhida para ser Mãe de Seu Filho. São Joaquim e Santa Ana são os padroeiros dos avós.
O papel dos avós na família vai muito além dos mimos dados aos netos, e muitas vezes eles são o suporte afetivo e financeiro de pais e filhos. Por isso, se diz que os avós são pais duas vezes.
As avós são também chamadas de "segunda mãe", e os avôs, de "segundo pai", e muitas vezes estão ao lado e mesmo à frente da educação de seus netos, com sua sabedoria, experiência e com certeza um sentimento maravilhoso de estar a viver os frutos de seu fruto, ou seja, a continuidade das gerações.
Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza. Aproveite esta data para mandar uma mensagem de carinho aos queridos avô e avó e dizer o quanto você se lembra deles.
Para todos os Avós o Campomaiornews deixa uma mensagem de carinho e um grande abraço de parabéns.
Quartel de bombeiros de Campo Maior vandalizado e um bombeiro agredido na última madrugada
O quartel dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior foi vandalizado na última madrugada, 26 de Julho, cerca das 2 horas, por um grupo de mais de 30 indivíduos que invadiu as instalações e um bombeiro acabou por ficar ferido. A situação terá acontecido quando um indivíduo solicitou assistência junto do quartel dos soldados da paz, reclamando uma ambulância. Segundo conseguimos apurar, o grupo de indivíduos, entrou nas instalações do quartel, agredindo um Bombeiro que se encontrava de serviço. Os agressores provocaram ainda vários estragos no interior do quartel da corporação campomaiorense, nomeadamente na zona da central, partindo uns vidros.
Entretanto, em jeito de pedido de socorro, o bombeiro que se encontrava de serviço, tentou refugiar-se precisamente junto da zona da central, accionando a sirene, que tocou e alertou as autoridades. A GNR rapidamente chegou ao local para tomar conta da ocorrência e investigar os acontecimentos.
O bombeiro agredido acabou por ser transportado para o Hospital de Portalegre, enquanto o indivíduo foi socorrido no Hospital de Santa Luzia, em Elvas.
Imagens dos estragos no Quartel dos Bombeiros de Campo Maior - Fotos: Campomaiornews
CLIQUE E VEJA AQUI O VÍDEO NA SIC Notícias
Raya Jovem Summer Fest termina em grande Bombeiros de Campo Maior recebem donativo
A sétima edição do festival Raya Jovem Summer Fest de Campo Maior realizou-se entre os dias 21 e 23 de Julho, no parque de estacionamento das Piscinas Municipais, numa organização da Autarquia local.
Os bares que, durante os três dias estiveram no local, entregaram 1.650,00 € à Associação dos Bombeiros Voluntários e Campo Maior.
Pelo palco do evento passaram vários nomes bem conhecidos do panorama musical nacional, assim como diversas bandas da região e alguns dj's, dando continuidade a um formato que tem sido sinónimo de sucesso. Essencialmente vocacionado para as camadas mais jovens da população, o Raya Jovem Summer Fest voltou a atrair festivaleiros de todas as idades.
Imagens do 3º e último dia do Raya Jovem Summer Fest em Campo Maior. Fotos: Joaquim Candeias
Raya Jovem Summer Fest termina hoje com Jimmy P. Soversion, R'BROS e DJ Mourvbevtz
A noite de ontem, sexta-feira, foi animada no recinto instalado no parque de estacionamento das piscinas municipais pelos Alma, HMB, Karetus e o Dj Mike Gwin.
O cabeça de cartaz para a noite de hoje, Sábado dia 23, é Jimmy P, que promete animar esta última noite do Raya Jovem Summer Fest, e que partilha o palco esta noite com a banda elvense Soversion, R'BROS e DJ Mourvbevtz.
Alma, HMB, Karetus e o Dj Mike Gwin animaram segundo dia do Raya Jovem Summer Fest
A noite de ontem, sexta-feira, foi animada no recinto instalado no parque de estacionamento das piscinas municipais pelos Alma, HMB, Karetus e o Dj Mike Gwin.
Imagens do 2º dia do Raya Jovem Summer Fest. Fotos: Joaquim Candeias
Proteção Civil alerta para perigo de incêndio devido ao tempo quente e seco
A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) alertou hoje para o perigo de incêndio florestal devido às previsões de tempo quente e seco, com temperaturas que podem chegar aos 40 graus nas regiões do interior centro e sul.
O aviso à população de "calor e perigo de incêndio florestal" surge após o contacto da ANPC com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê, para os próximos dias, uma subida acentuada da temperatura máxima, em especial nas regiões do litoral, que podem ser superiores aos 35 graus.
A Protecção Civil adianta que as regiões do interior centro e sul vão ter temperaturas a rondar os 40 graus, além da humidade do ar ser inferior a 20 por cento, mantendo-se os valores baixos durante o período nocturno.
A ANPC sublinha que é expectável "tempo quente e seco e vento moderado com permanência de condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios florestais".
A Protecção Civil sublinha que não é permitido realizar queimadas, nem fogueiras, utilizar equipamentos de queima e de combustão, lançar balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes e fumar ou fazer lume nos espaços florestais.
No comunicado, a ANPC recomenda ainda "a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio florestal", nomeadamente com a adopção das necessárias medidas de prevenção e precaução, como as proibições em vigor.
Também a Direcção-Geral da Saúde alertou hoje a população para as elevadas temperaturas que se prevêem para os próximos dias, aconselhando as pessoas a manterem o corpo fresco e hidratado e a procurarem zonas de sombra ou climatizadas.
Natação do Campomaiorense termina época no Festival Verão Cadetes AnAlgarve em Quarteira
Equipa de Natação do Campomaiorense participou no Festival Verão Cadetes AnAlgarve, que se realizou nos dias 16 e 17 Julho, nas Piscinas Municipais de Quarteira, no Algarve. Este Festival teve a particularidade de ser a ultima prova do calendário, no que à época 2015/2016 diz respeito.
O Campomaiorense apresentou-se nesta prova com 8 atletas, dos quais, 6 masculinos e 2 femininos.
Em relação aos resultados obtidos, mesmo sem subidas ao pódio, é de realçar a excelente prestação dos nadadores do Clube de Campo Maior quer em termos de prestações obtidas quer em termos de classificação, já que conseguiu colocar vários dos seus nadadores nos lugares mais altos dessa mesma classificação.
Foram batidos 36 novos recordes individuais, bem como o registo de vários recordes do Clube nas diversas disciplinas na categoria de Cadetes. Em termos de resultados e prestações obtidas, o clube termina a época com resultados bastante satisfatórios e satisfeito com o trabalho desenvolvido pelos atletas da sua equipa de natação.
Incêndio rural na "meia légua" em Campo Maior, consome pasto e olival abandonado
Foto de Arquivo |
Um incêndio rural deflagrou hoje, dia 22 de Julho, cerca das 11 horas da manhã, na estrada que liga Campo Maior a Ouguela, numa zona conhecida como "meia légua". Na sequência deste incêndio ardeu uma grande quantidade de pasto de um olival abandonado.
Miguel Carvalho, comandante dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior , informou que este incêndio rural deflagrou numa zona que liga Campo Maior a Ouguela, cerca das 11 horas da manhã, "começou na berma da estrada, é um olival abandonado, com bastante pasto e propício a incêndios. A rápida actuação dos nossos bombeiros foi fundamental para o sucesso da operação".
No combate às chamas estiveram oito elementos dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior apoiados por três veículos.
Fuga de gás numa conduta em Campo Maior. Prontidão do piquete da empresa evita o pior
![]() |
Zona onde ocorreu a fuga de gás numa conduta, no início da Av. António Sérgio, a seguir ao cruzamento com a Av. Calouste Gulbenkian (2ª casa à esquerda). Foto: google maps |
Uma fuga de gás numa conduta geral em Campo Maior obrigou hoje as autoridades a estabelecerem um perímetro de segurança na Avenida Calouste Gulbenkian.
A fuga de gás aconteceu quando eram 11H20M da manhã, no cruzamento da Av. António Sérgio com o Bairro da Misericórdia, e foi detectada, devido ao barulho e ao cheiro libertado, sendo de imediato dado o alarme para os Bombeiros.
A ocorrência não provocou danos físicos nem materiais, encontrando-se já completamente reparada. Segundo fonte dos Bombeiros de Campo Maior, que destacaram cinco elementos para o local, a prontidão e eficácia de dois elementos do piquete da empresa fornecedora de gás, foi determinante para a rápida resolução do problema e evitar problemas de maior.
No local, para além dos elementos do piquete da empresa fornecedora de gás, estiveram presentes cinco bombeiros, e dois militares da GNR.
Bloco de Esquerda promove convívio para debater Requalificação da Zona da Enxara e Rio Xévora
Amanhã, dia 23 de Julho, a concelhia de Campo Maior do Bloco de Esquerda (BE) promove um convívio na zona da Enxara, junto a Ouguela, concelho de Campo Maior.
Esta iniciativa do BE, nesta zona de Campo Maior, que tem início pelas 8 horas da manhã, tem como objectivo reflectir sobre o tema da Requalificação da Zona da Enxara e do Rio Xévora, zona onde, pela altura da Páscoa se realiza a romaria da Enxara. Para debater este tema irão estar presentes alguns convidados, entre os quais o deputado do BE, Carlos Matias, e o representante do Podemos de Badajoz, Javier Figueiredo.
Neste convívio, para além do debate, haverá lugar a um piquenique, e um almoço, que terminará pelas 15 horas. A concelhia de Campo Maior do BE convida os campomaiorenses que se queiram juntar à iniciativa, convidando-os a levar um farnel para o piquenique da manhã, e oferecendo o almoço a todos os participantes.
Raya Jovem arranca em grande. Grupo de Campo Maior 100 Playback foi o primeiro a subir ao palco
O Festival Raya Jovem Summer Fest, em Campo Maior, teve início ontem, dia 21, no Parque de Estacionamento das Piscinas Municipais da vila.
O grupo campomaiorense 100 Playback foi o primeiro a subir ao palco do Raya Jovem Summer Fest, ontem à noite, em Campo Maior. Seguiram-se as actuações dos Red – Rapazes Extremamente Divertidos e Putzgrilla. NO MAKA E DJ Pina animaram os campomaiorenses pela noite fora.
Ricardo Pinheiro, presidente do município de Campo Maior declara: "este é o festival da família, o município preparou mais um ano um festival que ronda um orçamento de 35 mil euros, à medida das nossas possibilidades e ajustado com a realidade económica do país e do nosso concelho. Continuamos a fazer um espectáculo tendo em conta aquilo que o público mais jovem quer, o festival Raya Jovem ainda não conseguiu atrair público do outro lado da fronteira mas queremos conseguir este objectivo. Superar o número de visitantes do ano anterior é um dos objectivos para mais uma edição do festival".
Hoje, sexta-feira, dia 22, actuam no evento os grupos Alma e HMB. KARETUS e DJ Mike Gwin dão música aos presentes pela noite dentro.
Imagens do 1º dia do Raya Jovem Summer Festival em Campo Maior. Fotos: Joaquim Candeias
Imagens do 1º dia do Raya Jovem Summer Festival em Campo Maior. Fotos: Município de Campo Maior
Pulseiras à venda desde ontem. Raya Jovem Summer Fest tem início amanhã, dia 21
O Município de Campo Maior promove entre os dias 21 e 23 de Julho mais uma edição do festival Raya Jovem Summer Fest, no Parque de Estacionamento das Piscinas Municipais.
Este festival, essencialmente vocacionado para as camadas mais jovens da população, tem conseguido atrair a atenção de públicos de todas as idades, ano após ano.
Mantendo o formato das edições anteriores, o Município volta a trazer a Campo Maior alguns nomes bem conhecidos do panorama musical nacional, continuando a apostar também em bandas da região.
Na primeira noite, dia 21, sobem ao palco os campomaiorenses 100 Playback, Os Red – Rapazes Extremamente Divertidos, PUTZGRILLA e NO MAKA. A noite acaba ao som de Dj Pina.
A 22 de julho, os cabeça de cartaz são os HMB. Antes desta banda, o público tem a oportunidade de assistir à atuação de Alma. KARETUS e DJ Mike Gwin dão música aos presentes pela noite dentro.
No último dia, 23 de julho, é Jimmy P quem promete animar a noite dos campomaiorenses. Para abrir esta noite, a banda Soversion de Elvas. Pela madrugada dentro, o Raya Jovem vai contar ainda com R’BROS e DJ Mourvbevtz.
A entrada para o festival Raya Jovem Summer Fest é gratuita para menores de 16 anos.
O recinto abre diariamente às 21 horas com encerramento marcado para as 5 horas.
As pulseiras vão estão à venda no Centro Cultural de Campo Maior desde ontem, dia 19 de Julho e vão estar nas bilheteiras do recinto nos dias do evento, a partir das 20 horas.
CARTAZ COMPLETO DO FESTIVAL
Forte da Graça em Elvas palco de Sunset
O Forte da Graça, na vizinha cidade de Elvas, vai ser palco de um SUNSET na próxima sexta-feira, dia 22 de Julho de 2016, a partir das 19 horas até ao por-do-sol.
A organização do evento está a cargo da Associação dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Elvas (ATCME) em conjunto com a Taberna do Forte, e com a colaboração do Município de Elvas.
Depois do sucesso alcançado no ano transacto no Forte de Santa Luzia, a ATCME pretende agora proporcionar mais um por-do-sol único, num espaço único, como é o Forte da Graça, que para além de integrar, é a "jóia da coroa" do Património Mundial da cidade de Elvas.
O Sunset é aberto ao público em geral e, quem quiser desfrutar deste momento, pode desde já adquirir bilhetes para o efeito, no Posto de Turismo na Praça da República. O valor dos bilhetes é de 3,00 €, com direito a uma bebida.
Divulgar e valorizar o Património Mundial, e a cidade, é uma missão de todos, na qual a ATCME também se insere promovendo iniciativas como esta.
Labels:
Elvas,
Património,
Região,
Sociedade,
Turismo
Onda de solidariedade para trazer corpo de campomaiorense do Brasil
José Fernando Rosinha Daniel (na foto), natural de Campo Maior, faleceu na passada segunda-feira, dia 11, no Brasil.
A família está a apelar a amigos e população em geral que contribua de forma monetária para que o corpo de José Fernando possa ser trasladado do Brasil para Campo Maior.
A irmã, Isabel Daniel, refere: “o meu irmão faleceu no Brasil e nós desde segunda-feira que estamos a tentar arranjar dinheiro e organizar as coisas para ele vir para cá, mas tem sido um bocado complicado porque lá estão a exigir o dinheiro antes de fazerem as coisas”.
De acordo com Isabel Daniel, “as pessoas de Campo Maior têm ajudado na medida em que podem. Temos estado a receber donativos, mas ainda não chega para ele vir para cá e estamos à espera de notícias do Brasil, porque ele está há uma semana a levar injecções até ser cremado”.
O valor total ascende os quatro mil euros: “pelo papel que me enviaram do Brasil, fui ao banco e dava 4 200 euros, mas o real está sempre a subir ou a descer, mas o valor que pediram foi esse”.
Ainda assim a cremação já foi paga, num valor de cerca de 800 euros, falta ainda “pagar a viagem e a agência funerária”, uma vez que Isabel confessa: “era essa a vontade que ele tinha, de vir para o país dele”. José Fernando Rosinha Daniel vivia no Brasil há cerca de quatro anos.
Quem quiser contribuir pode fazê-lo através do IBAN: PT 50 0045 6120 4019 8433 0240 9 (Caixa de Crédito Agrícola).
Condução com álcool e sem habilitação origina detenção de seis indivíduos pela GNR
![]() |
Foto: João Miguel Rodrigues/CM |
O Comando Territorial Portalegre, levou a efeito um conjunto de operações, no distrito de Portalegre, na semana de 11 a 17 de Julho, que visaram a prevenção e combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, registando-se os seguintes dados operacionais:
Detenções: Seis detidos em flagrante delito, destacando-se: um por condução sob o efeito do álcool; um por condução sem habilitação legal, e um por detenção de arma proibida.
No que se refere ao trânsito, na acção de fiscalização foram detectadas 137 infracções, destacando-se: 24 por excesso de velocidade, 13 por falta de inspecção periódica obrigatória, seis por acondicionamento incorrecto da carga, seis relativas a sistemas de sinalização/iluminação, cinco por deficiências nos pneumáticos e cinco por falta ou incorrecta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças.
Quanto à sinistralidade, a GNR registou 13 acidentes, dos quais resultaram dois feridos graves e sete feridos leves. Na fiscalização Geral: 25 autos de contra-ordenação no âmbito de legislação policial e da legislação da protecção da natureza e do ambiente.
Para além da fiscalização a GNR promove também algumas Acções de sensibilização, incentivando a prevenção. Neste período efectuou 11 de âmbito escolar, sete no âmbito da operação idosos em segurança, tendo sido sensibilizados 54 idosos e eis no âmbito do comércio seguro e sensibilizados 49 comerciantes.
Inscrições para a práctica de Ténis, abertas na Junta de Freguesia de Nª Srª da Expectação
A Junta de Freguesia da Expectação já abriu as inscrições para as aulas de ténis referentes à época 2016/2017. Podem inscrever-se na formação de ténis crianças a partir dos 4 anos de idade.
Os interessados nas aulas de ténis podem inscrever-se até dia 22, na junta de freguesia da Expectação.
Adega Mayor lança Experiência "Vindima Mayor" para assinalar início das vindimas
A Adega Mayor, uma referência nacional vitivinícola do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, assinala este ano o início das vindimas com o lançamento da Experiência Vindima Mayor, uma oferta de enoturismo que pretende dar a oportunidade a todos os visitantes de conhecer os segredos da apanha da uva e da sua transformação em vinho, assim como visitar a Adega de autor e realizar um workshop vínico, em plena planície alentejana, em Campo Maior.
Durante todo o mês de Setembro, de segunda-feira a sábado, a Adega Mayor convida a usufruir de um programa especial de vindimas e ficar a conhecer o processo mais delicado na produção de vinhos.
O programa Experiência Vindima Mayor inicia com um passeio pela vinha, com a explicação de todo o processo produtivo do vinho e experiência da apanha da uva, seguido da projeção de um filme no auditório da Adega Mayor sobre a história desta Adega desenhada pelo Arquiteto Siza Vieira e a produção dos vinhos de qualidade superior desta referência alentejana. Segue-se uma visita às zonas de vinificação e à sala de barricas, onde poderá fazer uma prova do mosto e ficar a conhecer alguns dos segredos de produção dos vinhos da Adega Mayor.
A visita prossegue com uma passagem pelo Espelho de Água, onde desfrutará de uma magnifica vista sobre a planície alentejana, culminando com um workshop de reconhecimento de vinhos, onde serão abordados diversos temas de iniciação à prova de Vinhos. No final da visita, é realizada uma prova cega de seis vinhos e degustação dos Azeites de Selecção Mayor, onde poderá experimentar algumas iguarias regionais e perceber de que forma combinam melhor com cada um dos vinhos em prova.
Labels:
Agricultura,
Empresas,
Turismo
Fase "Charlie" de combate a incêndios está a correr bem para os Bombeiros de Campo Maior
![]() |
A fase "Charlie" de combate a incêndios já está a decorrer, desde o início deste mês. e extende-se até ao próximo dia 30 de Setembro.
Este ano o dispositivo de combate mantém-se idêntico ao de 2015.
Em Campo Maior, a fase Charlie tem corrido bastante bem, como nos refere o comandante desta corporação Miguel Carvalho (na foto): “felizmente as coisas têm corrido bastante bem no nosso concelho, talvez devido ao atraso na chuva que nos fez companhia até mais tarde. Vamos ver o que o futuro nos reserva até dia 30 de setembro”.
“Durante a fase Charlie temos cinco elementos em permanência, prontos para um ataque inicial em relação a trudo o quem a ver com os incêndios. Claro que se a situação se complicar, todo o pessoal de voluntariado presta o apoio necessário”.
No que diz respeito às dificuldades da corporação, esta prende-se sobretudo com os veículos de combate a incêndios uma vez que o “mais recente que temos é de 1999”.
Para Miguel Carvalho “a falta de pessoal nas corporações de bombeiros é um problema a nível nacional”.
A época mais crítica em incêndios florestais vai este ano contar com um total de 9.708 operacionais, 2.235 equipas, 2.043 viaturas e 47 meios aéreos, um dispositivo idêntico ao de 2015.
Voz Amiga da Terrugem animou noite do "Vive o Verão no Jardim Municipal" em Campo Maior
O Jardim Municipal de Campo Maior recebeu na noite de ontem, dia 16 de Julho, a iniciativa “Viva o Verão”. A animação musical esteve por conta do Grupo Voz Amiga da Terrugem, do vizinho concelho de Elvas, que actuou no Jardim Municipal pelas 21.30 horas.
Nas noites quentes de Julho, o Jardim Municipal é o local de eleição para muitos campomaiorenses que gostam de ir até lá para descontrair e relaxar. «Vive o Verão no Jardim Municipal» é mais uma razão para ir até ao coração de Campo Maior desfrutar noites de música popular, como aconteceu ontem, com muita gente a apreciar o espectáculo deste Grupo da Terrugem.
Imagens da actuação do grupo Voz Amiga da Terrugem. Fotos: Joaquim Candeias
"A Varinha Mágica", festival de Ballet Clássico, foi um êxito no Centro Cultural de Campo Maior
O Curso de Ballet Clássico, do Projecto de Formação do Município de Campo Maior, dirigido pela professora Maria José Cid, apresentou o seu festival de final de curso, este ano intitulado "A Varinha Mágica" que recriou um mundo repleto de seres fantásticos.
O excelente espectáculo proporcionado à população, recheado de cor e alegria, teve lugar ontem, dia 15 de Julho, pelas 21,30 horas, no Centro Cultural de Campo Maior.
Imagens do Festival de Ballet Clássico. Fotos: Município de Campo Maior
Jovem campomaiorense está a recuperar depois de ter sido evacuado de helicóptero na sequência de acidente de viação ocorrido ontem
![]() |
Ricardo Miranda |
Do acidente que ocorreu ontem, cerca das 18 horas, na EN 371, entre Campo Maior e Degolados, na conhecida "curva do aviário", uma colisão entre dois veículos ligeiros, resultaram dois feridos graves e um ligeiro. Um dos feridos graves, um homem de 26 anos de idade, de nacionalidade portuguesa, foi entretanto evacuado de helicóptero para uma unidade hospitalar para Lisboa.
Trata-se do jovem campomaiorense Ricardo Miranda, de 26 de idade.
Segundo o Campomaiornews conseguiu apurar junto de um familiar do acidentado, o jovem foi ainda, na noite de ontem cerca das 23 horas, sujeito a algumas intervenções cirúrgicas ao nível dos membros inferiores. Segundo a mesma fonte o Ricardo encontra-se estável, e fora de perigo de vida, com uma recuperação lenta, sendo acompanhado pelos seus familiares mais próximos.
O Campomaiornews registou o momento da evacuação do Ricardo Miranda no helicóptero do INEM
Dois feridos graves, um deles evacuado de helicóptero, em acidente entre Campo Maior e Degolados
Dois feridos graves e um ligeiro, foi o resultado de um acidente de viação ocorrido esta tarde, cerca das 18 horas, na EN 371, entre Campo Maior e Degolados, na conhecida "curva do aviário".
Do acidente, uma colisão entre dois veículos ligeiros, resultaram dois feridos graves e um ligeiro. Um dos feridos graves, um homem de 26 anos de idade, de nacionalidade portuguesa, foi entretanto evacuado de helicóptero para uma unidade hospitalar para Lisboa. Dos outros dois sinistrados, de cerca de 50 anos de idade, de nacionalidade espanhola, um deles, do sexo feminino, foi evacuado em estado grave na ambulância do INEM, para o Hospital de Santa Luzia de Elvas. O ferido ligeiro, do sexo masculino, foi também transportado para o Hospital de Elvas.
Segundo as informações de fonte dos Bombeiros, nesta ocorrência com resultados graves, estiveram 19 elementos do Bombeiros Voluntários de Campo Maior, com 5 viaturas, sendo uma delas de desencarceramento. A estrada entre Campo Maior e Degolados esteve cortada até cerca das 20,30 horas, devido aos trabalhos dos bombeiros, quer no desencarceramento das vítimas quer na limpeza e desobstrução da via. No local esteve também a GNR a tomar conta da ocorrência.
Imagens do acidente: Fotos: Joaquim Candeias
Nove mortes na estrada no distrito de Portalegre nos primeiros seis meses do ano
![]() |
Foto: Luso Noticias |
Nove pessoas morreram nas estradas do distrito de Portalegre, nos primeiros seis meses de 2016, mais duas vítimas mortais do que em 2015 e mais cinco que em 2014.
No que diz respeito a feridos graves, o número do primeiro semestre deste ano é de 33, menos cinco do que há um ano atrás e menos três do que em 2014.
Quanto ao número de acidentes de viação, foram registados 459 até dia 30 de Junho, contra os 545 do mesmo período de 2015 e os 591 de 2014.
No distrito de Évora, registaram-se 732 desastres nos primeiros seis meses deste ano, que provocaram quatro mortos e 29 feridos graves. No distrito de Beja, foram registados 904 acidentes de viação dos quais resultaram seis mortos e 40 feridos graves.
Notícia: RádioElvas
"Vive o Verão no Jardim Municipal" com animação musical do grupo Voz Amiga da Terrugem
O Jardim Municipal de Campo Maior recebe a iniciativa “Viva o Verão” no próximo sábado, dia 16 de Julho. A animação musical fica por conta do Grupo Voz Amiga da Terrugem, que actua no Jardim Municipal a partir das 21.30 horas.
Nas noites quentes de Julho, o Jardim Municipal é o local de eleição para muitos campomaiorenses que gostam de ir até lá para descontrair e relaxar.
«Vive o Verão no Jardim Municipal» é mais uma razão para ir até ao coração de Campo Maior desfrutar de uma noite de música popular.
"A Varinha Mágica", festival de Ballet Clássico, amanhã no Centro Cultural de Campo Maior
Amanhã, dia 15 de Julho, pelas 21,30 horas, no Centro Cultural de Campo Maior, o Curso de Ballet Clássico, do Projecto de Formação do Município de Campo Maior, dirigido pela professora Maria José Cid, apresenta o seu festival de final de curso, este ano intitulado "A Varinha Mágica" que vai recriar um mundo repleto de seres fantásticos.
Raya Jovem Summer Fest 2016 Campo Maior - junto às Piscinas Municipais - 21 a 23 de julho
Realiza-se entre os dias 21 e 23 de Julho, no Parque de Estacionamento das Piscinas Municipais de Campo Maior, a 7ª edição do Raya Jovem Summer Fest.
A entrada será gratuita para menores de 16 anos (não incluídos). O recinto abre diariamente às 21:00H com encerramento marcado para as 05:00H.
As pulseiras vão estar à venda no Centro Cultural de Campo Maior a partir do dia 19 de Julho e nas bilheteiras do recinto nos dias do evento, a partir das 20:00H.
As entradas vão ser pagas com os seguintes valores: 5ª feira, dia 21 de Julho – 2,00 €; 6ª feira, dia 22 de Julho – 3,00 €; Sábado, dia 23 de Julho – 3,00 €. Passe para os 3 dias – 5,00 €.
O Cartaz completo já é conhecido. O evento vai contar com o seguinte cartaz:
21 DE JULHO
o 100 Playback
o Os Red – Rapazes Extremamente Divertidos
o PUTZGRILLA
o NO MAKA
o Dj Pina
22 DE JULHO
o Alma
o HMB
o KARETUS
o DJ Mike Gwin
23 DE JULHO
o Soversion
o JIMMY P
o R’BROS
o DJ Mourvbevtz
Protecção Civil alerta para Calor e Perigo de Incêndio Florestal nos próximos dias
Devido às condições meteorológicas que, segundo as previsões, apontam para temperaturas muito elevadas para os próximos dias, a Autoridade Nacional de protecção Civil (ANPC) lançou um alerta a população. Nesse alerta é referida a situação esperada em termos de meteorolologia, bem como os cuidados a ter nessa situação. A seguir transcrevemos o Aviso à População.
AVISO À POPULAÇÃO
AUTORIDADE NACIONAL DE PROTEÇÃO CIVIL
Calor e Perigo de Incêndio Florestal
1. SITUAÇÃO
Situação Meteorológica:
No seguimento do contato com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) realizado ontem, 13 de julho, no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), destaca-se para os próximos dias:
– Hoje (13 JUL), vento de noroeste moderado com rajadas até 65 km/h no litoral oeste e nas terras altas, humidade relativa do ar inferior a 30% exceto nas regiões do litoral centro, e a temperatura máxima acima de 30ºC na generalidade do território, em especial nas regiões do sul com valores próximos de 35ºC.
– A partir de amanhã (14 JUL), o vento roda para o quadrante leste, soprando forte até 45 km/h de Nordeste nas terras altas entre o final das tardes até ao meio das manhãs, a temperatura aumenta, com a máxima acima de 30ºC nas regiões do norte e entre 35 e 40ºC nas regiões do centro e do sul e a mínima acima de 20ºC, e a humidade relativa do ar próxima de 20% na generalidade do território.
– Índices de risco de incêndio em níveis muito elevado e extremo nas regiões do interior centro e Algarve, agravando a partir de amanhã em especial nas regiões do litoral norte e centro.
2. EFEITOS EXPECTÁVEIS
Em função da previsão da evolução das condições meteorológicas é expectável:
– Tempo quente e seco e vento moderado com permanência de condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios florestais.
3. MEDIDAS PREVENTIVAS
A ANPC recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, não é permitido em todos os espaços rurais:
– Realização de queimadas, nem de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos;
– Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos;
– Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;
– O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;
– Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;
– A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.
A ANPC recorda, ainda alguns cuidados a ter, face às condições meteorológicas previstas, na realização de trabalhos agrícolas e florestais, nomeadamente:
– Manter as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras;
– Abastecer as máquinas a frio e em local com pouca vegetação;
– Ter cuidado com as faíscas durante o seu manuseamento, evitando a sua utilização nos períodos de maior calor.
A ANPC recomenda ainda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio florestal, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto do sítio da internet do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.
Volta a Portugal: DELTA CAFÉS, o café do ciclismo. A estreia foi há 20 anos.
OPINIÃO
Por: Teixeira Correia | Jornalista
Foi há 20 anos que tudo começou. A partir daí, os ciclistas, já não precisaram de trazer uma moeda no bolso das camisolas, entrar num estabelecimento e tomar o café matinal. O café passou a ser oferecido a toda a caravana.
Estava-se no ano de 1996 quando a Delta Cafés respondeu a um convite da Recer, que patrocinava o Boavista e o Tavira, para integrar o espaço de exposição da empresa de Oliveira do Bairro e distribuir cafés à caravana da Volta.
Nesse ano, a empresa da Família Nabeiro levou uma das suas relíquias automóveis como quiosque, um carro antigo.
Depois foi a empresa de Campo Maior que no ano seguinte introduziu na “Portuguesa” os famosos chapéus de palha, distribuindo milhares de exemplares por elementos da caravana, ciclistas incluídos e o Povo anónimo que assistia às partidas e chegadas. No tempo do Jornal de Notícias, como organizador da Volta a Portugal, a Delta Cafés manteve a sua presença ligada à Recer, durante 3 anos.
Mais tarde e dos contactos de Alfredo Barroso, director da Volta ao Alentejo, a empresa dá também o seu apoio à Volta ao Alentejo, como o café da prova.
Em 2003 e com a 65ª edição da corrida, já sob a organização da PAD (Produção de Actividades Desportivas), a Delta Cafés regressa à Volta a Portugal como o sponsor e fornecedor do café e lidera um facto histórico e inédito na “Portuguesa”. A 8 de Agosto, a Fábrica recebe a partida da 3ª etapa, com ligação a Castelo Branco. Foi a primeira vez que uma empresa recebe a partida de uma etapa da Volta. No ano seguinte a Fassa Bortolo, assume a mesma ideia e trás a Portugal e à sua fábrica de Fátima, o grande sprinter italiano dessa época, Alessandro Petacchi, para promover a marca.
Na 67ª edição da “Portuguesa” a Delta Cafés emite uma colecção de pacotes de açúcar, composta por onze saquetas, uma com o símbolo da volta e as outras dez correspondentes a cada uma das etapas.
Em 2006, a empresa assume um novo desafio e trás à Volta a Portugal, um camião cuja função é a distribuição, na zona VIP, de granizado. Uma ideia nova e revolucionária, mal aproveitada por toda a gente, que não gera grande notabilidade e promoção à empresa.
A espaços a Delta Cafés vai marcando presença na Volta ao Alentejo, regressando em força em 2011, na 29ª edição da “Alentejana”, onde além de ser o café da volta, assume a chegada da 1ª etapa a Campo Maior e patrocina a Camisola Amarela.
E eis que 2013 trás novidades por parte da empresa de Campo Maior ao ciclismo, através da PAD. Depois de um afastamento de sete anos, a DELTA CAFÉS regressou à Volta a Portugal como o café oficial da prova, na celebração dos 75 anos da “Portuguesa”.
Num acordo de cavalheiros, João Manuel Nabeiro e Joaquim Gomes, selam uma colaboração entre as duas partes para a associação da Delta Cafés às provas da PAD. Nesse ano a DELTA CAFÉS, já esteve na Volta ao Alentejo, onde além da distribuição do café, atribuiu uma máquina Delta Q ao melhor português na etapa. Marcou presença nos Campeonatos Nacionais, Volta a Portugal do Futuro e como não poderia deixar de ser, na maior prova do ciclismo português, a Volta a Portugal, que se realizou entre 8 e 18 de Agosto.
Ao longo dos anos a empresa liderada pelo Comendador Manuel Rui Nabeiro, tem trazido sempre algo de novo ao ciclismo português e há dois anos a esta parte atribui diariamente uma máquina Delta Q ao Melhor Português na Geral Individual.
Estamos a menos de um mês da realização da 78ª edição da Volta a Portugal, que vai estar na estrada entre 27 de julho e 7 de agosto e a Delta, já colocou nos seus clientes a colecção de 12 saquetas de açúcar desta edição da "Portuguesa".
Jornalista
Labels:
BTT-Ciclismo,
Desporto,
Opinião
Subscrever:
Mensagens (Atom)