Menus Paginas

Mensagem do Município de Campo Maior Comemorativa do 46º Aniversário do 25 de Abril


Mensagem do Município Comemorativa do 46º Aniversário do 25 de Abril

"Este será talvez o 25 de Abril mais importante dos últimos anos. E certamente um dos mais difíceis dos 46 que já passaram.
O 25 de Abril de 1974 é a data que marca uma viragem decisiva na história de Portugal. Sem a Revolução dos Cravos não estaríamos certamente onde estamos hoje.
Infelizmente, 2020 será para sempre recordado como o ano em que Abril não pôde ser celebrado na rua em Campo Maior. Não porque um regime opressivo a isso obriga, mas sim devido ao ataque de um inimigo invisível, que nos enche os corações de medo e o futuro de incerteza, limitando os nossos abraços que esta data tanto pede, e a nossa liberdade que esta data tanto simboliza.
Apesar de não podermos festejar como de costume, o 25 de Abril será certamente recordado e comemorado por cada campomaiorense em sua casa, no seio da sua família, porque embora estejamos separados fisicamente, estaremos unidos nesta celebração e honraremos quem lutou pela nossa liberdade!
Mas hoje a luta é diferente!
Não são o Movimento das Forças Armadas e os Capitães de Abril a avançar sobre Lisboa para fazer cair um regime ditatorial e opressivo.
Não são a Escola Prática de Cavalaria e o Capitão Salgueiro Maia a tomar posse do Terreiro do Paço e do Largo do Carmo para reivindicar o que era nosso por direito e acabar de uma vez por todas com a opressão a que Portugal estava sujeito.
Não é o mar de cravos a quebrar com a época mais negra da nossa história.
Hoje são os técnicos e auxiliares de saúde a lutar diariamente por todos nós, longe das suas famílias, expostos à doença e colocando a própria vida em risco.
São as forças de segurança a garantir a nossa quarentena, a controlar as nossas fronteiras, agora fechadas, e a patrulhar as ruas de maneira a garantir a segurança de todos nós.
São os soldados da paz a acudir a quem mais precisa, a quem está sozinho e a quem não tem um apoio nesta altura de solidão forçada.
São os profissionais dos lares que se mantêm a cuidar dos nossos “maiores”, a serem a cara amiga que os apoia nestes tempos de isolamento, afastados das suas famílias, mas a cuidarem de familiares que não o sendo, também já são deles.
São os voluntários a mostrar mais uma vez que até nos tempos mais escuros haverá sempre esperança, que trará um pouco de luz a todos nós e ao caminho à nossa frente.
São os funcionários públicos que garantem os serviços essenciais de uma autarquia que simplesmente não pode parar.
Hoje são estes os nossos Capitães de Abril!
Este ano a liberdade que Abril nos deu será relembrada em isolamento.
E assim, também o 25 de Abril de 2020 será a data marcada para uma viragem decisiva na história, será recordado como o início da vitória do ser humano enquanto espécie na batalha contra um inimigo global! 
O 25 de Abril de 2020 será relembrado como o início da vitória na batalha do Homem contra o Vírus.
Câmara Municipal de Campo Maior, 24 de Abril de 2020."

Sem comentários: