Menus Paginas

Aprovado investimento para o regadio do Xévora, Barragem do Abrilongo em Campo Maior


O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, aprovou um investimento total de mais 71 milhões de euros no âmbito do Programa Nacional de Regadios, que vai beneficiar 7 empreendimentos de regadio, entre os quais os de Campo Maior, Montemor-o-Novo e Portel.
Segundo fonte do Ministério da Agricultura, o regadio do Xévora, concelho de Campo Maior, Barragem de Abrilongo, vai beneficiar uma área de 1 848 hectares; a ampliação do regadio dos Minutos, barragem com o mesmo nome, no concelho de Montemor-o-Novo, vai beneficiar uma área de 472 hectares, sendo que o investimento na estação Elevatória dos Álamos, em Portel, uma vez que se inclui na Barragem do Alqueva, beneficiará toda a área por este abrangia. Este último permitirá duplicar a capacidade de bombagem instalada da estação.
Contactado o Gabinete do Ministro da Agricultura, das Florestas e do Desenvolvimento Rural, não foi possível conhecer que parte do valor aprovado corresponde aos investimentos para a região Alentejo.
O regadio surge como uma aposta na valorização do território, “contribuindo ao mesmo tempo para o autoaprovisionamento do país e para a redução das importações”, aponta o Ministro da Agricultura, em comunicado.
O Programa Nacional de Regadios prevê, até 2022, um investimento global de 534 milhões de euros, que se traduzirão em mais 95 mil hectares de regadio e na criação de mais de 10 mil novos postos de trabalho permanentes.
Para além dos suprarreferidos, os regadios aprovados foram:
- Vilar Chão e Parada, na Barragem Camba e Gebelim, concelho de Alfândega da Fé;
- Várzea de Odeleite, na Barragem de Odeleite, no concelho de Castro Marim;
- Vale Madeiro, na barragem com o mesmo nome, no concelho de Mirandela;
- Freixiel, na Barragem de Olgas, no concelho de Vila Flor.

Sem comentários: