Cerca de 80 obras de arte pública, elaboradas por 35 artistas, podem ser apreciadas durante o Verão, de Norte a Sul do País, num roteiro dinamizado pela Fundação EDP, que resulta de um conjunto de intervenções artísticas em espaços públicos de pequenas localidades.
No Alto Alentejo, os trabalhos de Luís Silveirinha, André Clérigo e André Calado aka Nada encontram-se em Campo Maior, Ouguela e Degolados.
Por sua vez, no Algarve poderão ser vistas obras de artistas como Jorge Pereira, Mariana A Miserável e Xana nas localidades de Vila do Bispo, Barão de São João, São Bartolomeu de Messines, Mexilhoeira Grande, Figueira, Alte e Alportel.
Já no Ribatejo, Alecrim, João Seguro ou Samina dão cor aos espaços públicos da Vila da Marmeleira, Assentiz, São João da Ribeira e Ribeiro de São João.
No Médio Tejo, as localidades de Vila Nova da Barquinha, Tancos, Praia do Ribatejo e Atalaia recebem a arte pelas mãos de Alexandre Farto aka Vhils, Manuel João Vieira, Violant e Carlos Vicente.
Por fim, em Trás-os-Montes, Alfândega da Fé, Torre de Moncorvo, Miranda do Douro e Mogadouro recebem instalações de artistas como Gabriela Vaz Pinheiro, Nuno Pimenta, MAR ou Ricardo Santos.
Criado em 2015, o programa Arte Pública Fundação EDP promove a arte como instrumento de inclusão social, actua em territórios de baixa densidade populacional e visa o acesso à arte e o envolvimento da população em novas experiências culturais ao estimular o desenvolvimento local através da realização de obras de arte pública em meios rurais.
Em cada uma destas regiões, o trabalho dos artistas e comunidades deu forma a um roteiro de arte pública.
Os guias e os mapas, com as coordenadas GPS das obras, dão a conhecer a viagem por cada um desses roteiros e estão disponíveis gratuitamente em vários pontos públicos dessas localidades. O download dos mesmos também pode ser efectuado em www.fundacaoedp.pt/artepublica
Sem comentários:
Enviar um comentário