Menus Paginas

Estamos de parabéns - Campomaiornews cumpre 1º aniversário

EDITORIAL


E já passou um ano!
O Campomaiornews encontra-se a celebrar o seu primeiro aniversário. Foi precisamente no dia 11 de Agosto de 2013 que o blog joaquimfolgadonoticias.blogspot.com se transformou no projecto Campomaiornews. A primeira notícia, enquanto tal, dava como título “Jardim de Papel: enramação em marcha”. A partir de então, exclusivamente online, passou, novamente, a existir “informação” em Campo Maior. Alimentado apenas pelo gosto e pela paixão do jornalismo, as notícias nunca mais pararam neste sitio, que foi criado para esse fim. Aos poucos os campomaiorenses foram aderindo ao Campomaiornews. O número de visitas ao blog foi aumentando progressivamente. A primeira notícia conseguiu um total de 173 visualizações. Agora, passado um ano, temos notícias com mais de 3000 visualizações.
Em termos de visualizações, ou visitas ao blog, neste período de tempo, já ultrapassámos em muito as 70 mil. Estes números, que revelam uma média de quase seis mil visitas por mês, traduzem o sucesso deste projecto. Essa evolução também se deve ao facto de o Campomaiornews estar presente nas principais redes sociais, tais como o Facebook, Google+, Twitter, Pinterest, entre outras. As novas tecnologias, com a sua vertiginosa evolução, proporcionam-nos hoje ferramentas que facilitam a divulgação e a promoção da informação.
O que começou quase como brincadeira, transformou-se num compromisso com os campomaiorenses. O Campomaiornews passou a compilar e a elaborar notícias sobre Campo Maior sempre que possível. E digo sempre que possível, uma vez que o mesmo é feito, e alimentado, apenas por uma pessoa. Um jornalista, com mais de trinta anos de experiência, que disso não faz profissão. Um jornalista que nunca perdeu o “vício” das notícias, da informação, da participação cívica, em prol do bem comum e para a comunidade onde se encontra inserido. Seria injusto não referir o enorme contributo de um outro elemento que em boa hora se juntou a este projecto. Refiro-me ao Joaquim Candeias, um fotógrafo amador campomaiorense, que em muito tem contribuído para o sucesso do Campomaiornews.
O sucesso do nosso trabalho resulta, acima de tudo, da confiança que os campomaiorenses foram depositando em nós. É com o desinteressado propósito de informar os campomaiorenses, de divulgar e promover Campo Maior, nas suas variadas vertentes, que trabalhamos. A tecnologia, hoje, permite-nos estar em contacto directo com os Campomaiorenses espalhados pelo mundo. E é isso que acontece com o nosso projecto, aproximar todos os campomaiorenses, levando-lhes a informação da sua terra, estejam eles onde estiverem. O jornalismo de proximidade continua a existir, e recomenda-se. E o conceito de proximidade, hoje, é muito mais lato e não se cinge apenas à distância. A tecnologia, enquanto ferramenta, facilita a aproximação. Hoje estamos à distância de um clique. O jornalismo, esse, continua a reger-se pelos mesmos princípios e tem sido através desses princípios que o Campomaiornews se tem pautado, principalmente pelo rigor e pela credibilidade. E é assim que, no futuro, queremos continuar a trabalhar para Campo Maior e para os Campomaiorenses.

Joaquim Folgado

Sem comentários: