Menus Paginas

O futuro das Comunidades Ciganas em debate transfronteiriço no Centro Cultural de Campo Maior


“Comunidades Ciganas… Perspectivas Futuras” é o tema das primeiras Jornadas Transfronteiriças que vão decorrer, quinta-feira, dia 20 de Setembro, no Centro Cultural de Campo Maior.
A responsável do núcleo distrital da Rede Europeia Anti Pobreza (EAPN) de Portalegre, Isabel Lourinho, diz que as jornadas servem sobretudo para promover uma reflexão sobre o processo de integração das comunidades ciganas.
A mesma responsável diz que a escolha do local se deve “ao trabalho relevante” que o município de Campo Maior tem feito ao nível das comunidades ciganas, e também pela proximidade com Espanha, uma vez que o evento também quer dar a conhecer a realidade do outro lado da fronteira.
Isabel Lourinho diz ainda que o Alto Alentejo vai ser comtemplado com uma medida que permite a empregabilidade dos ciganos, o que demonstra que o Governo tem feito esforços para a integração destas comunidades.
O evento é organizado pela EAPN- Rede Europeia Anti Pobreza, Núcleo Distrital de Portalegre, em parceria com Câmara Municipal de Campo Maior e o CLDS – Campo Maior Vila Solidária da Europa.
As jornadas, que decorrem entre as 10 e as 17h00, contam com a presença de entidades como Alto Comissariado para as Migrações, enquanto entidade responsável da Estratégia Nacional de Integração da Comunidade Cigana, o Observatório das Comunidades Ciganas e a EAPN.

Sem comentários: