Menus Paginas

Projecto de Requalificação da Fortificação Abaluartada de Campo Maior foi hoje apresentado no Centro Cultural


O Projecto de Requalificação da Fortificação Abaluartada de Campo Maior, que inclui também a recuperação de edifícios no interior do Castelo e área envolvente, foi apresentado ao final da tarde de hoje, numa sessão para o efeito, que teve lugar no Centro Cultural de Campo Maior.
Para a apresentação detalhada do projecto, que envolve verbas a rondar os 4,5 milhões de euros, co-financiados através do Programa Alentejo 2020, esteve o Presidente do Município, Ricardo Pinheiro, a equipa do projecto, liderada pelo Arquitecto Vitor Mestre, Engº Pedro Ribeiro e Arquitecto Miguel Rocha, o representante da Direcção Regional de Cultura, Arquitecto João Pires e a Arquitecta do Município, Elina Santana.
Marcaram presença nesta apresentação algumas dezenas de pessoas, entre as quais se encontravam os Vereadores do Município de Campo Maior, o Comendador Rui Nabeiro, os presidentes das Juntas de Freguesia e membros da Assembleia Municipal, para além de representantes de algumas instituições do concelho.
Os métodos de construção, a forma de recuperação e restauro a utilizar nesta obra foram detalhadamente apresentados e explicados. Esta obra, que se extende por 1.600 metros lineares, vai ser executada pela empresa Agrocinco, num prazo de 22 meses. Por ser uma obra complexa, que envolve não só construção e restauro mas também elementos da história e cultura de Campo Maior, os responsáveis pelo projecto prentendem que esta seja uma obra de referência no que se refere à construção, recuperação e das técnicas a utilizar.
Ricardo Pinheiro, Presidente do município anunciou "em nome da transparência", e devido ao facto de esta ser uma obra importantíssima para Campo Maior que "mensalmente, no site do Município, irão estar disponíveis todas as informações relativas à execução da obra, para que os campomaiorenses possam acompanhar de perto a execução deste projecto". O autarca, considera esta obra como "estruturante e fundamental para o desenvolvimento de Campo Maior".
No final, para encerrar a sessão, Pedro Murcela, Presidente da Assembleia Municipal, afirmando que "hoje é um dia histórico para Campo Maior", agradeceu a presença de todos nesta apresentação de uma  obra que, na sua opinião "irá tornar Campo Maior ainda"maior"".

Sem comentários: