Menus Paginas

1.º Congresso Ibérico de Doenças Neurológicas, no Centro de Negócios Transfronteirço em Elvas

APARSIN, Universidade de Extremadura e Escola Superior de Saúde de Portalegre – IPP, organizam o 1.º Congresso Ibérico de Doenças Neurológicas.
Especialistas portugueses e espanhóis na área das doenças neurológicas vão juntar-se em Elvas a 12 de Outubro, no Centro de Negócios Transfronteiriço.
É a edição inaugural do I Congresso Ibérico sendo um projecto de continuidade, em que o objectivo será anualmente debater num contexto de conhecimento e práticas as diferentes doenças do foro neurológico que afectam diariamente milhares de pessoas mundialmente.
A Doença de Parkinson é tema central deste 1.º Congresso, sendo a segunda doença neurodegenerativa com mais indicadores em ambos países transfronteiriços. Ao longo do dia, especialistas e investigadores portugueses e espanhóis vão intervir em três mesas e cinco workshops sobre a temática.
As três mesas do Congresso vão estar centradas em outras tantas abordagens sobre a Doença de Parkinson: Presente e Futuro da Investigação; Abordagem Multidisciplinar; e, por último, Metodologias e Terapias Complementares.
No lote de oradores estão, entre outros, o neurologista Prof. Doutor Joaquim Ferreira, director clínico do CNS – Campus Neurológico Sénior; Prof. Doutor José Fuentes, investigador principal no Centro de Investigación de Biomedica en Red de Enfermedades Neurodegenerativas (CIBERNED); e Dra. Alicia Berenguer, neurologista e directora da Neuroclínica Mendez Berenguer, em Badajoz.
Na sua componente de prática existem vários workshops em que poderá participar. Especialistas e técnicos dos dois países vão apresentar práticas terapêuticas relativas à alteração da voz e deglutição na Doença de Parkinson, Adaptação às Actividades da Vida Diária e Gestão Emocional, entre outras. O último workshop apresenta o projecto “Dançar com Parkinson”, a partir de uma parceria com a Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, sendo o momento de convívio e aprendizagem entre todo o congresso.
Ao início da manhã, na cerimónia de abertura está prevista a presença, entre outras individualidades, do presidente da Junta da Extremadura, Guillermo Fernández Vara, e do presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, José Robalo.
No âmbito de actividades científicas este congresso abre oportunidade de concurso de pósteres, sendo prémio final de valor monetário. Todos os interessados deverão submeter inscrição obrigatória no congresso incluindo a participação directa no Workshop 5 “Dança com Parkinson”.

Todas as informações acedendo ao link: http://cidn2017.aparsin.pt/


Sem comentários: