Menus Paginas

Marvão homenageia antigos contrabandistas da raia com "Percurso do Contrabando do Café"


A Câmara de Marvão anunciou que vai promover, dia 6 de maio, o “Percurso do Contrabando do Café”, em homenagem aos antigos contrabandistas da raia. Em declarações à Rádio Portalegre, o presidente do município Vítor Frutuoso, referiu que a iniciativa pretende para além de homenagear o que em tempos foi uma forma de vida para as gentes da raia, os caminhos sinuosos, outrora percorridos pelos contrabandistas, pretendem dar a conhecer a beleza natural e paisagística da região.
Vítor Frutuoso referiu ainda que o Percurso do Contrabando do Café, bem como outros percursos pedestres do concelho são uma componente importante na oferta turística, contribuindo para aumentar o tempo de estadia de quem visita o concelho alentejano.
O “Percurso do Contrabando do Café” tem início às 8:30, junto à Igreja dos Galegos, onde os participantes podem saborear as migas de pão com “café do contrabandista”.
Segue-se um trajecto com cerca de dez quilómetros recriando as rotas do contrabando existentes na raia alentejana, que deverá durar até à hora de almoço, momento em que os participantes vão provar um cozido à portuguesa.
Em Marvão, tal como noutras localidades transfronteiriças, a prática do contrabando era de alto risco e, por essa razão, essa actividade era desenvolvida sobretudo durante a noite. As quadrilhas percorriam os trilhos acidentados e às patrulhas da guarda e dos carabineros cabia adivinhar qual a hora e o mapa que os contrabandistas utilizariam nessa noite.

Sem comentários: