Menus Paginas

O Tambor de Ouguela - uma lenda em livro

“O Tambor de Ouguela” é o título do livro da autoria de Belanita Abreu com ilustrações de Maria Abreu, numa recente edição da Junta de Freguesia de São Baptista, de Campo Maior.
Esta publicação escrita numa linguagem simples, e acessível a todas as idades, versa sobre a Lenda da Moura Encantada, uma lenda que tem passado de geração em geração, evocando a coragem de um rapaz que ajudou a população de Ouguela a livrar-se do cerco a que estava sujeito pelo inimigo.
Ao longo das suas páginas as coloridas ilustrações vão fornecendo interessantes informações sobre Ouguela e a sua história. Recorde-se que o Castelo de Ouguela foi uma das Praças Fortes que defendeu periodicamente o Alto Alentejo, nomeadamente na crise de 1383-85, na guerra da sucessão de Espanha, na guerra das Laranjas e na guerra da Restauração.
O Castelo de Ouguela, que se encontra em recuperação, tem a entrada a norte, constituída por duas torres emparelhadas com arco de volta perfeita, porta de arco quebrado, bueira e sistema para grade. É defendida por um meio-baluarte com quatro canhoeiras e uma barbeta, apresentando orelhão direito para proteção da porta da fortaleza.
No arco de entrada do Castelo, encontra-se um pequeno tambor, que, segundo a lenda alí foi colocado em homenagem ao pequeno rapaz tão corajoso, que em troca da sua bravura pediu o Tambor como recompensa.
São lendas e histórias que perduram no tempo e fazem com que Ouguela não seja esquecida nem abandonada. É importante que obras simples como esta, entre outras, para além de fomentarem a cultura no concelho, continuem a manter viva a memória daquele sítio que outrora tão importante foi no nosso país. A recuperação do Castelo, das muralhas e toda a envolvente virá ajudar à divulgação da história desta povoação do concelho de Campo Maior, ao mesmo tempo que se torna num importante pólo de atração turística.

Sem comentários: