Menus Paginas

Autárquicas 2013 – Freguesia de S. João Baptista

Terminamos hoje, com a Junta de Freguesia de S. João Baptista, a publicação da análise dos resultados eleitorais verificados nas eleições autárquicas, desde 1976 até 2009.
São João Baptista é a maior das três freguesias do concelho de Campo Maior, quer em área quer em número de eleitores, com 106,39 km2, e regista 3554 eleitores inscritos. Esta freguesia de Campo Maior, em relação a 2009, apresenta uma quebra no número de eleitores, com menos 196 eleitores.
A presidência da Junta de Freguesia é atualmente ocupada por Zélia Martins, do Movimento A Nossa Terra Campo Maior.  
Como se pode verificar no quadro ao lado, a presidência da Junta de Freguesia de Nossa São João Baptista, à exceção do atual mandato, pertenceu sempre ao Partido Socialista. Curiosamente o PS nas últimas eleições autárquicas perdeu para o Movimento a Nossa Terra Campo Maior a liderança das duas Juntas de Freguesia urbanas e da Assembleia Municipal. É de salientar que o grupo de independentes do Movimento ANTCM se apresenta agora a sufrágio através do MPT.
Para um melhor entendimento, importa aqui explicar como se processa esta eleição. Os eleitores são chamados a votar para a Assembleia de Freguesia, que no caso de São João Baptista é composta por 9 elementos. Uma vez eleitos os membros da Assembleia, na primeira reunião são escolhidos então os membros da Junta de Freguesia que é composta por três elementos: o Presidente, o Tesoureiro e o Secretário. O Presidente é sempre o cabeça da lista mais votada, enquanto o Tesoureiro e o Secretário são nomeados pela Assembleia. Depois desse processo, os três elementos que integram a Junta de Freguesia são substituídos por membros que integraram as listas na eleição. Ficamos então com a Assembleia de Freguesia composta por 9 elementos, e a Junta de Freguesia por 3 elementos. Tudo isto de acordo com a legislação em vigor, nomeadamente a Lei nº 169/99, de 18 de Setembro, alterada pela Lei 5-A/2002, de 11 de Janeiro.
Como se pode verificar nos quadros publicados em baixo, até 2001, apenas três partidos concorreram à presidência desta Junta de Freguesia, O PS a CDU e o PSD. Em 1997 surgiu o PRD também na corrida. Em 2005 e 2009, devido às cisões internas do PS de Campo Maior, surgiram os movimentos independentes (MICM e ANTCM) que mediram forças com o PS a CDU e o PSD.
A partir de 2001 verifica-se uma grande quebra por parte da CDU e do PSD, que atingiram mínimos históricos na votação nesta freguesia. A bipolarização que se registou a partir dessa data, com o aparecimento dos movimentos independentes, resultantes das cisões internas do Partido Socialista, contribuíram em grande parte para essa situação, ao ponto de nas últimas eleições um deles, ANTCM, ter conquistado a Junta de Freguesia com maioria absoluta.
Para as próximas eleições vão apresentar-se cinco forças partidárias a sufrágio, situação que acontece pela primeira vez na história das eleições autárquicas em São João Baptista.
O BE, que é um estreante na candidatura a esta Junta de Freguesia, apresenta Maria João Silva, o PS Miguel Tavares, a CDU Luís Gonçalves, o MPT Conceição Silveirinha e o PSD apresenta Nuno Cunha. Ao contrário da Junta da Expectação, a esta é a Junta de Freguesia concorrem um maior número de homens, que são três, contra apenas duas mulheres.
Com uma abstenção sempre dentro da média verifica nos atos eleitorais, os eleitores de São João Baptista vão assim escolher, de entre os cinco candidatos que se apresentam, o próximo presidente da Junta de Freguesia. Com cinco candidaturas em jogo vamos esperar para ver se o MPT, que integra agora o grupo de pessoas que pertenceram ao Movimento ANTCM, consegue manter ou não a presidência, que foi conquistada por Zélia Martins por 131 votos de diferença, se o PS consegue recuperar para níveis anteriores e reconquistar o poder, e se a CDU e PSD e BE até que ponto se conseguem intrometer na luta pela conquista da presidência da Junta de Freguesia de São João Baptista.

- Os dados aqui apresentados foram recolhidos junto da Comissão Nacional de Eleições em www.cne.pt


NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Sem comentários: