Menus Paginas

Rui Nabeiro, o Comendador que colocou a vila de Campo Maior no mapa



OPINIÃO

Manuel Rui Azinhais Nabeiro, ou apenas Rui Nabeiro, como era por todos conhecido, foi, sem sombra de dúvida, um ícone campomaiorense no setor empresarial, social, político e internacional e deixa um legado de importância incalculável.
O trampolim para este sucesso e reconhecimento tem o nome de Delta Cafés, a multinacional fundada em Campo Maior que transcendeu a sua terra natal sem nunca a deixar para trás. Para além da sua célebre importância para esta vila “raiana”, Rui Nabeiro e a sua obra tiveram um contributo inegável para Portugal em diversos setores, não ficando apenas pelo café e alargando-se a outros ramos como o da alimentação e bebidas, o do imobiliário, o da indústria e serviços e o do turismo e restauração (criação do Grupo Nabeiro).
Presente em diversas potências económicas mundiais, como Espanha, França, Luxemburgo, Suíça e China, a Delta dá o seu contributo à economia nacional através do aumento do volume de exportações, algo que consequentemente se irá refletir positivamente no Produto Interno Bruto (PIB), e a sua presença física no estrangeiro evita obstáculos associados à exportação, como taxas alfandegárias, distância e logística. Porém, a Delta não marca presença apenas nos “tubarões” económicos, estando também em países que se encontram em desenvolvimento financeiro, como o Brasil e Angola, algo que traz benefícios à empresa, é certo, mas também injeta capitais na economia e gera empregos, melhorando o nível de vida das populações locais. Isto mostra que o setor empresarial e social podem (e devem) “andar de mãos dadas”, algo que se tornou uma imagem de marca do Comendador.
O humanismo de Rui Nabeiro perante aqueles que consigo trabalhavam é facilmente observável e comprovado, e um exemplo disso foi a sua abordagem perante Timor e Angola, dois dos mais importantes produtores de café com quem a Delta trabalha. No ano de 2000, em Timor, pretendia comprar todo o café armazenado do país através de um programa que visava colaborar com o desenvolvimento do setor que empregava à data cerca de 100 mil famílias, e tal programa tinha também como objetivo travar o monopólio norte-americano que controlava grande parte da exportação de café de Timor-Leste. Já em Angola temos o exemplo da ANGONABEIRO, empresa do Grupo Nabeiro que surgiu após um convite do governo angolano para reabilitar a Unidade Fabril de Café LIANGOL, dar incentivos aos produtores locais e produzir o Café Ginga (100% angolano). Este plano veio estimular a produção angolana e ajudar não apenas as grandes e médias fazendas mas também pequenos agricultores. Este aumento na produção e consequente exportação, veio fomentar o crescimento económico angolano, um país da CPLP e um dos principais parceiros de Portugal.
Falar de Rui Nabeiro e da Delta sem falar em Espanha é uma tarefa quase impossível, tendo em conta as estreitas relações que sempre mantiveram. Desde o ínicio no contrabando até ter uma rua em seu nome na cidade vizinha de Badajoz, houve sempre uma associação simbiótica com o país vizinho: Em 2009, o então Rei D. Juan Carlos I deu a indicação para que fosse atribuido ao fundador da Delta a honrosa e prestigiada insígnia da Comenda da Ordem de Isabel a Católica, em 2011 foi nomeado Cônsul Honorário de Espanha no Alentejo com jurisdição nos distritos de Portalegre, Castelo Branco, Évora e Beja, e criando as instalações do Consulado em Campo Maior. A Bandeira e o Escudo Oficial do Consulado Honorário foram-lhe entregues por D. Francisco Villar e Ortiz de Urbina, o Embaixador de Espanha em Portugal na altura, ocasião em que Rui Nabeiro aproveitou mais uma vez para salientar a sua veia iberista: “Um passo importante para a nossa terra e para a nossa região, uma nomeação que aceito com grande honra, e com grande satisfação, que servirá para reforçar o elo de ligação e união entre Portugal e Espanha. Para mim, Espanha sempre foi um parceiro próximo a todos os níveis da minha vida.”
Ainda em 2011 foi-lhe atribuída a Medalha da Extremadura e em 2016 foi então dado o seu nome a uma rua na cidade de Badajoz. Já nos últimos dias, após o seu falecimento, Ignacio Gragera, Presidente da Câmara de Badajoz propôs a nomeação de filho adotivo da cidade ao Comendador, e declarou ao jornal Público que se tratava de “uma pessoa absolutamente fundamental não só para entender a história de Campo Maior, mas também da fronteira”. O autarca de Campo Maior Luís Rosinha, acrescentou ainda que o empresário foi “pioneiro do iberismo e das relações transfronteiriças”. Rui Nabeiro foi também nomeado Embaixador da EuroBEC – Eurocidade Badajoz, Elvas, Campo Maior, um projeto fundamental para aproximar territórios do interior ao mundo desenvolvido, com a criação da plataforma logística e cooperação em áreas fundamentais como a educação, a saúde, eventos, segurança, cultura, rede de transportes e mobilidade laboral transfronteiriça.
Tendo já o seu sucesso solidificado, o empresário campomaiorense tornou-se uma figura pública com uma notoriedade elevada, algo que lhe permitiu ombrear com altas figuras da esfera política nacional, desde Mário Soares a Jorge Sampaio, passando por Marcelo Rebelo de Sousa, Cavaco Silva e António Costa, por exemplo. Os seus méritos empresariais e sociais renderam-lhe diversas distinções de prestígio, como o grau de Comendador da Ordem Civil do Mérito Agrícola, Industrial e Comercial (atribuído pelo então Presidente da República Mário Soares em 1995), o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique em 2006, o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Évora (Universidade que em 2009 instituiu uma Cátedra com o seu nome), o grau de Doutor Honoris Causa em Ciência Política pela Universidade Lusófona em 2012, recebeu a Medalha de Honra das cidades de Coimbra e de Lisboa e recebeu a Chave de Vila Nova de Gaia em 2021, e em 2022 foi-lhe atribuído mais uma vez o grau de Doutor Honoris Causa, desta vez pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, foi condecorado com a Medalha de D. Afonso Henriques pelo Exército Português e ainda lhe foi atribuído o Globo de Ouro de Mérito e Excelência da SIC. Todo este reconhecimento e prestígio deu ainda mais visibilidade à Delta e a Campo Maior, tornando-se cada vez mais um ponto de atração turística e de investimento.
Falando em Turismo e Investimento, a criação do Centro de Ciência do Café em 2014 foi uma preciosa modernização do antigo Museu do Café e tornou-se em mais um ponto de atração na vila de Campo Maior. Foi neste espaço que em 2022 foram recebidos vários embaixadores latino-americanos e se viu uma oportunidade de criar ligações pessoais, um dos seus pontos fortes, e de abrir caminho para negócios futuros, uma vez que são importadas cerca de 27 mil toneladas de café destes países. Por mais uma ocasião, a sua conhecida proximidade com os trabalhadores foi realçada: “Vou impressionado por duas coisas: o trabalho forte que fez esta família para desenvolver a empresa, mas sobretudo porque a base desse trabalho é a relação com os empregados. Pude perceber que todos os que aqui trabalham, sentem-se parte da família. E isso é um aspeto importantíssimo para crescer.” e “O que mais me chama a atenção na empresa, além dos bons resultados industriais, é a forma como mantém relações com o seu pessoal, de maneira harmónica. E a projeção social que vejo. Não é uma empresa que está longe da sociedade”, afirmaram os embaixadores peruano e dominicano, respetivamente, ao Diário de Notícias.
O seu envolvimento no Sporting Clube Campomaiorense trouxe mais uma vez Campo Maior aos holofotes nacionais. O seu investimento permitiu ter uma equipa do interior na Primeira Liga de futebol durante cinco épocas e até chegar a uma final da Taça de Portugal. Esta foi mais uma forma de promover o turismo e desenvolvimento da região e que permitiu levar mais longe a marca Delta.
Termino com duas frases de Presidentes da República, o timorense e o português, que resumem perfeitamente tudo aquilo que a obra do Comendador Rui Nabeiro representou, deixando a marca de alguém que transcendeu a sua vila e até o seu país, elevando-o ao estatuto de embaixador de Campo Maior, do Alentejo e de Portugal.
“Uma vida longa de grandes iniciativas empresariais, de criar emprego, riqueza para Portugal e para as comunidades onde a Delta estava instalada.” – José Ramos-Horta
“Rui Nabeiro foi um percursor, construiu uma marca global, com há poucas no nosso país, mantendo sempre a sede e o coração da sua atividade em Campo Maior, terra onde nasceu e deixa um generoso legado.” – Marcelo Rebelo de Sousa.

Gonçalo Folgado Nabeiro

Sem comentários: