Menus Paginas

Jaime Franco Carmona é o novo Director do Agrupamento de Escolas de Campo Maior


Jaime Franco Carmona é o novo Director do Agrupamento de Escolas de Campo Maior. O processo eleitoral teve lugar ontem, dia 21 de Maio, na reunião do Conselho Geral do Agrupamento, no qual Jaime Franco Carmona, Professor de Inglês há três anos na Escola em Campo Maior, saiu eleito como novo Director para o quadriénio 2019/2023, substituindo no cargo o Professor José Emílio Pernas. Dos 21 votos expressos, Jaime Carmona recebeu 11, Elza Maria Coimbra de Matos recebeu 9 votos e houve um voto branco.
Com a tomada de posse marcada para o próximo dia 19 de Junho, o Professor Jaime Carmona traz consigo uma ideia clara de contar com as pessoas, de procurar estar adaptado aos novos desafios, a de integrar uma escola pensada para os alunos e a importância das diferentes parcerias nesta constante construção.
Após a eleição, o Campomaiornews foi falar com o Director eleito. Numa primeira abordagem Jaime Carmona explicou a sua ideia de escola, adiantando que "apesar de tantos avanços tecnológicos e mudanças sociais, a escola do século XXI mantém a sua essência – é feita de pessoas e para pessoas. É com este pressuposto que devemos nortear a nossa acção enquanto agentes educativos. Por outro lado, o papel da escola em concelhos do interior como o nosso reveste-se de vital importância, sendo um elemento estruturante e diferenciador junto das populações e contribuindo para o seu desenvolvimento". 
Sobre o Projecto de Intervenção apresentado, Jaime Carmona adianta que o mesmo se orientou, essencialmente, "pelo primado dos critérios de natureza pedagógica e científica sobre os critérios de natureza administrativa, sem descurar o equilíbrio na gestão dos recursos humanos e financeiros". 
Na sua opinião "os agrupamentos de escolas são actualmente organizações complexas onde é necessário reforçar uma liderança forte, mobilizadora e orientadora", e reforça a necessidade de "conferir uma atenção particular ao indivíduo, ao Homem enquanto ser social, às relações humanas e à dimensão participativa dos processos de tomada de decisão.
A Escola deve assumir-se enquanto espaço em permanente reconfiguração, no sentido de proporcionar aos alunos o desenvolvimento de competências, a mobilização de literacias múltiplas e, desta forma, responder à imprevisibilidade do mundo actual", vincou. 
Por último, o Director eleito faz questão de deixar claro que "é fundamental reforçar a importância de reunir as diferentes sinergias em torno do mesmo objectivo. Os pais e encarregados de educação, a associação de estudantes, o poder político e decisório local, entidade locais e empresários são parceiros privilegiados numa relação que se quer mais forte e frutífera", concluiu.

Sem comentários: