Menus Paginas

Procissão em Campo Maior assinalou o dia da Imaculada Conceição, padroeira de Portugal


Ontem, dia 8 de Dezembro, celebrou-se o dia da Imaculada Conceição. Em Campo Maior, para além da Solene Eucaristia transmitida em directo na Angelus TV, teve lugar a tradicional procissão, que percorreu as principais artérias da vila.
Neste dia de feriado nacional, invoca-se a vida e a virtude de Virgem Maria, mãe de Jesus, concebida sem marca do pecado original. É uma data de grande significado para a Igreja Católica.
Neste dia realiza-se uma festa religiosa que celebra um dogma católico definido como festa universal em 1476 pelo Papa Sisto IV. Pela sua importância, a data é feriado nacional.
Em 25 de Março de 1646, o Rei D. João IV organizou uma cerimónia solene, em Vila Viçosa, para agradecer a Nossa Senhora a Restauração da Independência de Portugal em relação a Espanha. Foi até à igreja de Nossa Senhora da Conceição, declarando-a padroeira e rainha de Portugal. Desde este dia, mais nenhum rei português usou coroa na cabeça, privilégio que estaria disponível apenas para a Imaculada Conceição.

Sem comentários: