Menus Paginas

Dentistas em todos os municípios até 2020 é objectivo do projecto "Saúde Oral para Todos"


Existir um consultório com médico dentista em todos os municípios é este o planto do projecto ‘Saúde Oral para Todos’, apresentado pelo Governo esta terça-feira, 18 de Setembro, em Lisboa.
De momento, segundo noticia o Público, estão em colaboração 65 autarquias, com o número de consultório públicos e de consultas de saúde oral a aumentar até 2020, ano em que o Governo prevê ter todo o território nacional coberto com este programa.
De acordo com o Ministério da Saúde “de 13 gabinetes públicos em 2016 passar-se-á em 2018 para 92 e no próximo ano para 210, com Lisboa e Porto a terem mais do que um gabinete.
Segundo o Público “uma das mais-valias desta estratégia reside na parceria estabelecida com autarquias, que apoiam as cinco administrações regionais de saúde do país na criação das consultas de medicina dentária nos centros de saúde, fornecendo as cadeiras de dentista e os equipamentos complementares, como o de raios X”.
Actualmente há 53 concelhos com um consultório público de saúde oral. No Alentejo há sete autarquias com este modelo.
Da parte do governo, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, afirma que idosos beneficiários de complemento solidário têm direito a reembolso da despesa em 75%.
“Isto é um caminho e o caminho faz-se caminhando. Os utentes mais graves, com mais problemas e menos capacidade económica, terão seguramente uma resposta no Serviço Nacional de Saúde”, referiu o governante.
Ainda assim para aceder a estes consultório os utentes são obrigados a ver primeiro o médico de família. São os médicos de família que orientam os utentes para o médico dentista.

Sem comentários: