Reflexão, estudo, oração e cultura é o que propõe este simpósio pioneiro na diocese alentejana, que vai decorrer entre 15 e 17 de Junho em Campo Maior.
A ideia partiu do padre João Luís Silva, pároco das paróquias de Nossa Senhora da Expectação e S. João Baptista, em Campo Maior, onde está desde Setembro do ano passado. Iniciativa pioneira, a vila alentejana recebe entre 15 e 17 de Junho o Congresso Mariano Arquidiocesano.
“Surgiu com o centenário as Aparições e com a visita do Papa Francisco a Portugal, no ano passado”, contextualiza o sacerdote. A partir do Movimento da Mensagem de Fátima e à semelhança de outras dioceses do país, “fazia todo o sentido” realizar um evento desta natureza “sendo a arquidiocese de Évora consagrada a Nossa Senhora”, acrescenta.
Além do mais, “Campo Maior é a terra de Santa Beatriz da Silva, fundadora da primeira Ordem dedicada à Imaculada Conceição, onde existe um convento”, refere o também capelão do Mosteiro.
Extensa em território, a diocese aposta na descentralização, indo ao encontro até dos “apelos do Papa Francisco” e da relevância que colocou “na necessidade de chegar às periferias”, acentua.
“Maria, Mãe para o 3º Milénio” é o tema do Congresso Mariano, a realizar no centro cultural de Campo Maior, com início na próxima sexta-feira.
Durante três dias, o intenso programa só será possível com o contributo de vários oradores, entre os quais Marco Daniel Duarte, director do Museu do Santuário de Fátima, Paulo Aido, da Fundação Ajuda a Igreja que Sofre, Manuela Eanes, presidente do Instituto de Apoio à Criança ou, ainda, José Félix Duque, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Em diferentes perspectivas, pretende-se “reavivar a mensagem de Nossa Senhora e os desafios que sugere à Igreja”, com particular ênfase “nas paróquias desta diocese onde a devoção mariana é muito forte”, ressalta o pároco.
Reflexão, oração, estudo e troca de conhecimentos é o que propõe este simpósio, que dedica uma parte do seu programa à cultura, com dois momentos significativos.
Rão Kyao apresenta o musical “Maria, sopro de vida”, na noite de 15 de Junho, e a actriz Maria José Pascoal leva ao centro cultural campomaiorense a sessão “Irmã Lúcia uma oração”, no sábado, dia 16.
“São dois trabalhos magníficos que vamos poder apreciar nestes dias”, alude o organizador. O Congresso Mariano Arquidiocesano termina no dia 17 com uma Eucaristia.
Sem comentários:
Enviar um comentário