Menus Paginas

Comboio de alta velocidade entre Évora e Mérida? Governo desmente


A informação foi divulgada por uma fonte europeia num encontro com jornalistas, mas o Ministério do Planeamento e das Infra-estruturas diz que se trata de uma "linha ferroviária convencional".

A Comissão Europeia deverá divulgar esta quinta-feira, através da rede social Twitter, a decisão de avançar com o comboio de alta velocidade entre Évora, em Portugal, e Mérida, em Espanha, segundo indicou fonte comunitária à agência Lusa. No entanto, o Ministério do Planeamento e das Infra-estruturas assegurou à TSF que "não vai avançar com qualquer linha de alta velocidade, mas sim com uma linha ferroviária convencional para ligar Évora e Mérida". 
À margem da conferência sobre a rede de transporte transeuropeu, fonte europeia explicou, num encontro com jornalistas, que a informação surge depois de uma reunião entre a comissária europeia dos Transportes, Violeta Bulc, e os ministros de Portugal, Espanha e França. 
Fonte comunitária precisou que Bruxelas anunciará ainda esta quinta-feira os passos e as fases do calendário para a ligação em comboio de alta velocidade entre Évora e Mérida.A comissária Violeta Bulc tinha revelado o compromisso assumido esta manhã por Lisboa e de Madrid em resolverem a questão dos missing links (elos de ligação nas vias ferroviárias).
Depois da presença da comissária Bulc em Portugal, para o lançamento do concurso para a ligação ferroviária entre Elvas e Caia, a Comissão Europeia tomou uma das medidas que consta da restrita lista das denominadas implementing decision, que "claramente estabelece como o projecto vai ser implementado nos próximos anos".
Em conferência de imprensa, a comissária tinha revelado ter saído de uma "reunião importante e especial com os ministros dos Transportes de França, Espanha e Portugal, que concordaram em avançar com os elos em falta [missing links] dos corredores e que, em especial, os corredores de mercadorias vão servir não apenas os países, mas as necessidades da União Europeia (UE)".
Questionada sobre mais pormenores, a responsável lembrou a sua recente deslocação e referiu o acordo entre os países ibéricos, assumindo que a "questão transfronteiriça iria ser resolvida".
"Os ministros informaram que os trabalhos decorrem como previsto e que os elos em falta serão instalados. O que foram realmente boas notícias, especialmente depois de um período tão curto de tempo. Realmente importa quando os decisores se comprometem e os serviços podem agir", concluiu.
Fonte: Público

Sem comentários: