Menus Paginas

A Recuperação da Praça de Armas do Castelo de Ouguela e Sua Envolvente já teve início


O Município de Campo Maior deu conta do início dos trabalhos no local da obra de Recuperação da Praça de Armas do Castelo de Ouguela e Sua Envolvente.
Esta intervenção pressupõe a “Requalificação da Praça de Armas”, com as necessárias obras de “Intervenção na Cisterna” e de “Conservação e Restauro das Muralhas” medievais e vai decorrer durante os próximos meses, dando uma nova imagem e renovada dignidade a esta fortificação.
Ouguela é uma pequena aldeia rural, pertencente ao concelho de Campo Maior, distrito de Portalegre. Faz parte da freguesia de S. João Baptista e dista 9 km da sede de Concelho.
Ouguela era uma povoação com boa localização militar, com posição estratégica próxima à fronteira e dominando os caminhos procedentes de Castilla. Sofreu os acontecimentos bélicos das lutas pelo trono de Portugal e de sucessão de Espanha. Por esse valor geoestratégico, a fortaleza medieval, tornara-se inadaptada à grande ameaça que supunha a potência da nova artilharia. Era necessário que todo o sistema fosse alterado, (trabalhos iniciados no âmbito das guerras da Restauração da Independência) construindo-se a fortificação abaluartada, que segundo as fontes mais antigas, teve início no séc. XVII.

Sem comentários: