Menus Paginas

Imagem de Santa Beatriz da Silva no Kosovo como protectora do contigente militar da Missão de Paz

Fotos: Alfredo Souto Neves Côrte-Real (facebook)



Imagem da Santa Beatriz da Silva, a Santa de Campo Maior, primeira santa portuguesa, encontra-se em Missão de paz da NATO no KOSOVO (K-FOR), como protectora da mesma Missão e de todo os Militares envolvidos na mesma.
Portugal participa na força de manutenção de paz da NATO para o Kosovo desde Julho de 1999, com contingentes de diferentes dimensões e especialidades em regime de rotação semestral.
Actualmente, estão 189 militares portugueses em missão no Kosovo, mas o contingente já chegou a exceder os 300, como aconteceu de 1999 a 2001, ano em que a maior parte dos militares regressou a Portugal. A KFOR é actualmente composta por cerca de 5.000 militares de várias nacionalidades.
A protectora de todo este contingente militar, Beatriz da Silva nasceu em Campo Maior em 1424 e faleceu a 9 de Agosto de 1492 em Toledo, Espanha. A primeira santa portuguesa foi beatificada em 28 de Julho de 1926 pelo Papa Pio XI, e Canonizada em 3 de Outubro de 1976 pelo Papa Paulo VI. Foi a fundadora da Ordem da Imaculada Conceição (OIC). Santa Beatriz é celebrada no dia 1 de Setembro, precisamente no dia em que teve lugar a inauguração da Casa-Museu em sua evocação e do lançamento do livro "Vida e Obra de Santa Beatriz da Silva".

Sem comentários: