Menus Paginas

Dia Mundial da Doença de Alzheimer assinala-se hoje dia 21 de Setembro


O Dia Mundial da Doença de Alzheimer assinala-se hoje, quarta-feira, dia 21 de Setembro.
Rosália Guerra, do Gabinete Alzheimer Maior, da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, indica algumas medidas preventivas para reduzir o risco de desenvolver esta e outras demências: “em primeiro lugar dizer que é muito importante manter o cérebro activo, temos que pensar na nossa alimentação e manter hábitos de vida saudáveis”, entre outras.
Ao longo dos últimos anos “têm sido muitas as preocupações apresentadas pelos cuidadores de doentes de Alzheimer”, de acordo com Rosália Guerra.
Estima-se que existam cerca de 60 mil pessoas com doença de Alzheimer em Portugal. No mundo serão 35,6 milhões de pessoas com Alzheimer.
A Alzheimer é uma patologia do cérebro de causa desconhecida, com agravamento progressivo, lento e irreversível, que afecta principalmente as funções intelectuais: a compreensão, a orientação, a atenção, o pensamento, a memória. É a forma mais comuns de demência, surgindo principalmente a partir dos 65 anos.
Não foi ainda descoberta a cura para esta doença, sendo que o tratamento é feito com recurso a fármacos que atenuam os seus sintomas.

Sem comentários: