Menus Paginas

Em Santa Eulália decorre o "Passar as águas" junto às margens da Barragem do Caia até 2ª-feira

Foto: Município de Elvas
Santa Eulália, a freguesia vizinha do concelho de Elvas, ruma, este fim-de-semana, para as margens da Barragem do Caia, para celebrar a romaria de ‘Passar as águas’, numa organização da Junta de Freguesia local.
A romaria, que tradicionalmente se comemora na segunda-feira de Pascoela, e em que os residentes iam passar o dia no campo, tem início, actualmente, mais cedo com as pessoas a aproveitarem o fim-de-semana. Muitos deles pernoitam no local, em tendas e roulottes, que conta com diversas estruturas para a diversão dos que ali passam os dias, como uma praça de touros e tendas para servir o almoço, que tradicionalmente é o ensopado de borrego.
Quanto ao programa do evento há a destacar este ano a 1ª. Prova de Resistência Motorizadas, onde vão poder participar motos nacionais, internacionais e Pit Bike, a decorrer no sábado, dia 2, pelas 8 horas, organizada pelas Relíquias de Santa Eulália e Grupo Motard de Campo Maior, que no final terá uma gincana para as crianças, almoço convívio (dia 3) e tourada à vara larga (dia 4). Nos dias do evento há ainda animação e comes e bebes garantidos.
O nome de ‘Passar as águas’ teve a sua origem na passagem de uma ribeira, que tinham que atravessar para irem ao outro lado dos campos, na época em que a maioria da população trabalhava na agricultura.

Sem comentários: