Menus Paginas

Comunidade da zona do Mártir Santo vai ser realojada no próximo sábado no Bairro de S. Sebastião

O Município de Campo Maior inicia no próximo dia 30 de Janeiro o processo de realojamento da comunidade localizada na zona do Mártir Santo.
Com este passo coloca-se um ponto final à ocupação ilegal, que ocorreu ao longo de várias décadas, de uma parte significativa da zona abaluartada de Campo Maior.
O Mártir Santo está localizado nas muralhas da vila e na zona de influência do Castelo de Campo Maior e do seu centro histórico.
A solução agora posta em prática permite lançar o projeto de recuperação de uma das partes mais importantes do património monumental de Campo Maior e, paralelamente, acabar com a situação de degradação social a que a comunidade ali instalada esteve sujeita durante anos a fio.
O projeto de realojamento resultou na construção do Bairro de São Sebastião, constituído por 53 módulos habitacionais que irão acolher cerca de 220 pessoas, num investimento total de aproximadamente 1 milhão de Euros financiado por fundos comunitários, dos quais o Município de Campo Maior assegurou 15%, cerca de 150 mil Euros.
Importa referir que todo este processo foi desenvolvido em estreita colaboração com várias instituições com responsabilidades nesta matéria, bem como com representantes da comunidade que agora será realojada.
Entidades como a GNR, a Direção Regional de Cultura do Alentejo, o Instituto da Segurança Social, o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana, o Alto Comissariado Para as Migrações, entre outras, fizeram parte da comissão que, desde o início, acompanhou e apoiou o Município na preparação do realojamento, dando corpo a um projeto com características únicas a nível nacional.
O Município de Campo Maior acredita firmemente que este é o primeiro passo para uma nova etapa de desenvolvimento para o concelho, abrindo portas à dinamização turística dos nossos recursos patrimoniais.

Sem comentários: