Nuno Mocinha e Francisco Fragoso Martinez - Foto: Município de Elvas |
Realizou-se na manhã de hoje, terça-feira 7 de Abril, uma reunião sobre a Eurocidade Elvas-Badajoz, entre o Ayuntamiento de Badajoz e a Câmara Municipal de Elvas, nas instalações da Institución Ferial de Badajoz (IFEBA), na fronteira do Caia.
Uma das principais decisões tomadas foi que aos dois municípios se vai juntar o concelho de Campo Maior, que já manifestou a vontade de integrar o projecto da Eurocidade e, neste encontro, os dois municípios concordaram com esta adesão, sendo que está ainda por definir os moldes em que será materializada.
Para além desse acordo, ficou também decidido que os cidadãos que integram a Eurocidade Elvas-Badajoz vão poder contar com um cartão de eurocidadão, no âmbito do protocolo estabelecido entre as duas cidades vizinhas.
Em termos práticos, Nuno Mocinha, Presidente da Câmara Municipal de Elvas, adiantou que “acertámos alguns projectos no âmbito da candidatura do POCTEP e a área principal onde nos vamos focar é a patrimonial e turística e é nessa vertente que vamos caminhar juntos”. Em cima da mesa, o autarca referiu ainda que esteve o “avanço da plataforma logística e o comboio de mercadorias”, como projetos a serem materializados e que é fundamental pressionar os governos, Lisboa e Madrid, nesse sentido.
Por seu turno, Francisco Fragoso Martinez, Alcaide de Badajoz, acrescentou ainda a necessidade de “trabalhar na promoção turística e patrimonial conjunta”, sendo vectores principais de investimento, lançando ainda a ideia de existirem, por exemplo, “agendas culturais conjuntas, pois ainda há muitos cidadãos que não sabem o que se passa do outro lado”.No fundo, refere o autarca, pretende-se também “funcionar como lóbi, pressionando ambos os governos, de Espanha e Portugal, em assuntos fundamentais como a rede ferroviária, para gerar oportunidades”.
Sem comentários:
Enviar um comentário