Menus Paginas

Faleceu o social-democrata Prof. Manuel Baptista

Prof. Manuel Baptista na campanha das autárquicas em 2013
Faleceu o Prof. Manuel Caldeira Baptista, um conhecido Social Democrata de Campo Maior.
O Professor Baptista foi a enterrar ontem, dia 26 de Outubro, em Campo Maior.
A Secção Concelhia do PSD - Partido Social Democrata, numa breve comunicação, recorda acima de tudo o homem, o companheiro e o amigo que partiu.
Como era conhecido, o Professor Manuel Baptista era um Social Democrata convicto, sempre disponível e pronto para ajudar o Partido, em qualquer circunstância.
Manuel Baptista esteve, ao longo da sua vida,  sempre ligado ao PSD. Fez parte dos vários órgãos da Concelhia, foi eleito várias vezes para vários orgãos autárquicos de Campo Maior, sempre disponível para trabalhar em prol do concelho e da região. Em termos partidários, militante de longa data, para além de candidato, Manuel Baptista foi Director de Campanha do PSD em Campo Maior nas eleições autárquicas de 2013. Foi o última prestimosa colaboração que prestou ao seu Partido. Que descanse em paz!

2 comentários:

rosa disse...

--Que repouse em Paz, ele e todos os que vão para o além...Já que aqui na Terra, Paz, ninguém a tem....

Rosa Dias
27-10-2014

Anónimo disse...


Em memoria do nosso irmao Manuel Antonio Caldeira Caldeira Baptista.

Manuel Antonio Caldeira Baptista, nasceu a 13 de Junho de 1943(dia de Santo Antonio), na freguesia de S. Lourenco-Portalegre e foi para Timor com 2 anos de idade, em 1945, na companhia de sua mae Lourdes da Conceicao Nicau Caldeira, a fim de se juntarem a seu pai e marido, Gilberto Adelino Jose Baptista que passara a disponibilidade aquando do final da II guerra mundial.
Manuel Antonio, era dotado de uma inteligencia admiravel e frequentou o Liceu Dr. Francisco Machado ate a conclusao do setimo ano.
Seguiu entao para Portugal, mais precisamente Portalegre, onde se diplomou com honra, no curso de professores do magisterio primario de Portalegre, tendo regressado a Timor onde foi um pioneiro do ensino primario, passando por Viqueque e Maliana.
No principio da decada de setenta Manuel Antonio, foi sub-inspector escolar de Timor e exercia essas funcoes na Ex-Reparticao Provincial dos Servicos de Educacao, onde teve como colega a sub-directora escolar D. Cesaltina dos Reis da Silva Anes, inspectores Barros Pereira e Matoso.
Em 1975, apos a revolucao dos cravos em Portugal e devida a instabilidade em Timor, regressou a Portalegre e mais tarde radicou-se em Campor Maior, onde exerceu as funcoes de professor primario, sub-delegado e delegado escolar de Campo Maior. Ai permaneceu depois de se reformar ate a data do seu falecimento, 26 de Outubro de 2014.
Deixa viuva, Rosa da Ascensao Gasalho Rainho Baptista. O casal teve dois filhos, Manuel Augusto Rainho Baptista e Fernanda Maria Rainho Baptista Ferreira, varios netos e bisnetos.
De salientar que Manuel Antonio aquando o seu regresso a Portugal, fez novamente o exame do magisterio primario com muito sucesso a fim de elevar a sua nota final de exame.
Manuel Antonio durante a sua vida de professorado, contribuiu com material didactico de sua autoria, a seus colegas professores, que facilitava a tarefa nas lides do ensino primario.
Manuel Antonio, foi uma das vitimas da vacina contra o polio em Timor, enquanto crianca e foi obrigado a usar um aparelho na perna direita , que facilitava o seu andamento.
Muitos amigos e colegas de Timor, tiveram-no como professor.
Manuel Antonio foi um dos maiores contribuidores dos cursos de formacao de professores de posto e monitores escolares que se efeectuavam todos os anos, nas ferias grandes, no colegio das madres em Balide.


Manuel Antonio foi um grande social democrata e nesta area politica da sua vida, contribuiu imenso para a fortificacao do Partido Social Democrata em Campo Maior, tendo sido tambem candidato a Camara Municipal daquela localidade.

Adeus irmao, estamos tristes mas muito orgulhosos de te ter como irmao.
Que Deus Nosso Senhor te de o Eterno Descanso.