Menus Paginas

Excesso de informação ou desordenamento da sinalética?

Exemplo do desordenamento da sinalética. Foto: Joaquim Folgado
O excesso de informação, e a condensação de placas informativas, de vários tipos, de uma forma desordenada, num lugar exíguo, pode ser prejudicial baralhando quem por lá passa. É o que actualmente se passa em Campo Maior nalguns locais, como as fotos aqui publicadas ilustram (apenas aqui publicamos duas fotos, mas mais exemplos existem).
A informação, seja ela rodoviária ou urbana, é fundamental e indispensável quer para uma boa circulação do trânsito, quer para prestar informação variada e orientação às pessoas.
A sinalização rodoviária e urbana consiste num conjunto de avisos e indicações presentes em sinais de trânsito, placas, luminosos, toponímia das ruas e calçadas, as quais têm por objectivo informar e prestar orientações quer aos condutores quer aos transeuntes em geral.
A informação prestada através dos vários tipos de sinalização, nunca é demais, no entanto, no mínimo, deveria haver um determinado critério na sua colocação. Desde logo no que se refere à estética e enquadramento urbano, com tipos de sinalização uniformizada, quer nas cores quer nos tipos e nos tamanhos. Certamente haverá especialistas nestas questões que poderão fazer um estudo ou alguma proposta no sentido do ordenamento da sinalética.
Assim como está, não está bem. Este será um assunto que merecerá com toda a certeza a atenção dos responsáveis. Campo Maior agradece e, depois de uma organização da sinalética, a vila ficará mais bonita e com mais informação disponível, quer para os residentes quer para os potenciais turistas que nos visitam.
Foto: Joaquim Folgado


Sem comentários: