![]() |
Fotos: Joaquim Folgado |
A Escola Secundária de Campo Maior subiu 314 lugares no ranking das escolas do país, no que respeita às notas do exames nacionais de Português do 12º ano.
De acordo com as informações a que o Campomaiornews teve acesso, a Secundária de Campo Maior, relativamente ao ano lectivo 2012/2013, passou a ocupar o 12º lugar nesta lista de escolas, cuja ordenação é feita com base nas médias alcançadas pelos alunos, nos exames nacionais do 12º ano, na disciplina de Português. Os alunos de Campo Maior obtiveram uma média de 12,9 quando a média nacional de fixou nos 10,4 valores. Segundo a mesma fonte, esta foi a segunda maior subida a nível nacional.
Para José Emílio Pernas, Director do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, este facto "é uma honra e naturalmente que nos sentimos orgulhosos e satisfeitos pelos resultados alcançados". O responsável da Secundária, apesar de satisfeito, considera que esta subida se verifica devido "a várias variáveis", e salientou que "as condições que a escola oferece, a estabilidade e o bom trabalho do quadro de docentes nesta disciplina e ajuda da família" foram essenciais. No entanto, José Emílio Pernas fez questão de destacar o facto "de no ano passado termos tido um excelente grupo de alunos que mostraram grande empenho, pelo que o mérito vai todo para eles", sublinhando ainda que o "maior ou menor empenho dos alunos é que pode fazer toda a diferença".
![]() |
José Emílio Pernas, Director do Agrupamento de Escolas de Campo Maior |
De facto, a Secundária de Campo Maior, nos últimos quatro anos, sempre se tem situado "muito próximo das médias nacionais", e através de um conjunto de circunstâncias, tais como o apoio aos alunos e os projectos desenvolvidos ao longo destes ano, como o Projecto mais sucesso escolar, entre outros, "acabaram por dar os seus frutos", acrescentou José Emílio Pernas. A enorme subida que se verificou, ao nível da disciplina de Português "não resulta de alterações de métodos nem de orientações pedagógicas", no seu entender "resulta de um trabalho continuado e da estabilidade do grupo de docentes desta disciplina, ao longos dos últimos anos", concluiu o Director do Agrupamento.
Paulo Costa, que é professor da disciplina de Português neste estabelecimento de ensino, os resultados conseguidos "passam exclusivamente pelo trabalho dos alunos". Para este docente, que é simultaneamente supervisor do Instituto de Avaliação Educacional, a fórmula do sucesso é simples, ao considerar que "quando os alunos conseguem seguir as indicações dos professores, os resultados acabam por surgir naturalmente".
Sem comentários:
Enviar um comentário