Menus Paginas

Campo Maior vai ter uma Unidade de Cuidados Continuados Integrados, num projeto da Santa Casa da Misericórdia com o apoio do Município

Edifício do antigo ciclo preparatório, na Av. Humberto Delgado vai receber Unidade de Cuidados Continuados


Campo Maior vai ter uma Unidade de Cuidados Continuados Integrados, que será instalada no edifício do antigo ciclo preparatório, na Av. Humberto Delgado.
A Santa Casa da Misericórdia assinou hoje o contrato de financiamento, de cerca de 3 milhões de euros, para a futura Unidade, num projeto que conta com o apoio técnico do Município, que cede o edifício, bem como financeiro, com a autarquia a assegurar a contrapartida nacional do financiamento.


A assinatura teve lugar na manhã de hoje, 17 de Abril, na Aula Magna, em Lisboa, e contou com a presença do Vice-Presidente do Município, Paulo Pinheiro, do Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, da Secretária de Estado da Gestão da Saúde, Cristina Vaz Tomé, e do Presidente do Concelho Diretivo da ACSS, André Trindade.
A Cerimónia de Assinatura do Contratos de Financiamento no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), referente ao reforço da Rede nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), enquadrada no Aviso nº 25/C01-i02/2024, entre a Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior (SCMCM), na pessoa do seu Provedor José Jorge Pereira, e o Governo de Portugal para a criação de uma Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) em Campo Maior.
O projeto prevê a recuperação e reconversão do edifício da antiga Escola Básica 2 de S. João Batista numa UCCI e conta com o apoio técnico e financeiro do Município de Campo Maior que, numa primeira fase, cedeu o referido imóvel à SCMCM através de um contrato de comodato.

A criação de uma UCCI no concelho de Campo Maior reveste-se de particular importância, não só pela resposta direta às necessidades da população envelhecida, como pelo contributo que dá para a coesão social e o desenvolvimento local. Esta infraestrutura permite garantir um acompanhamento contínuo e humanizado a utentes em situação de dependência temporária ou permanente, promovendo a recuperação e a melhoria da qualidade de vida. Além disso, alivia a pressão sobre os serviços hospitalares e reforça a rede de apoio às famílias, muitas vezes sobrecarregadas com os cuidados a prestar. A UCCI assume, assim, um papel fundamental na promoção da saúde pública e no fortalecimento da rede de cuidados de proximidade no nosso concelho e região.
Paralelamente, este projeto vai permitir ainda fazer uso do edifício devoluto do antigo ciclo preparatório, o que irá resultar na dinamização e na reconversão daquela zona da vila, um claro exemplo de reabilitação urbana e de sustentabilidade.





Sem comentários: