A chuva que tem caído, e continua a cair, nos últimos dias fez disparar os níveis de armazenamento das albufeiras e barragens do distrito de Portalegre, com a maioria delas a ser obrigada a começar a efetuar descargas.
A Barragem do Caia apresenta actualmente um volume de 108 milhões de metros cúbicos de água, o que representa cerca de 57 por cento do nível pleno de armazenamento que é de 190 milhões.
De acordo com o engenheiro Luís rodrigues, da Associação de Beneficiários do Caía, só nas últimas 24 horas entraram na albufeira do Caía 8,3 milhões de metros cúbicos de água.
O mesmo responsável indicou que em 2020, por esta altura do ano, o nível de armazenamento da Barragem do Caía era de apenas 35 por cento da sua capacidade.
De acordo com as informações que o Campomaiornews conseguiu obter, a Barragem do Abrilongo, em Degolados, concelho de Campo Maior, já se encontra com o seu nível no máximo, estando já o sistema automático de descarga de água a funcionar.
No que respeita a outras barragens e albufeiras do distrito, de acordo com o engenheiro José Núncio, da Associação de regantes do Vale do Sorraia, a albufeira do maranhão, em Avis, já atingiu os 100 por cento da sua capacidade total de armazenamento, que é de 205,4 milhões de metros cúbicos de água, e já se encontra a fazer descargas desde há uma semana.
Em relação à albufeira de Montargil, no concelho de Ponte de Sor, está a 96 por cento da sua capacidade total de armazenamento que corresponde a 154,3 milhões de metros cúbicos.
A albufeira de Póvoa e Meadas, em Castelo de Vide, que dispõem de uma capacidade de armazenamento de 22 milhões de metros cúbicos de água, mas que não está a ser aproveitada totalmente por questões de segurança relacionadas com o paredão, já começou a efetuar descargas.
Em Marvão, a albufeira da Apartadura, também já está a proceder a descargas. Esta albufeira, com uma capacidade total de armazenamento de 7,4 milhões de metros cúbicos, é uma das origens de água principais de abastecimento ao Alto Alentejo, servindo os municípios de Castelo de Vide, Marvão, Nisa (Montalvão) e Portalegre.
Sem comentários:
Enviar um comentário