O envelhecimento é um processo natural e gradual que, para além dos efeitos físicos, afeta as capacidades cognitivas relacionadas com a capacidade de aprendizagem, velocidade de processamento e de concentração.
Neste contexto, a estimulação cognitiva é muito importante para proporcionar às pessoas idosas ferramentas para contrariar este tipo de efeitos.
O Centro Comunitário de Campo Maior, através das atividades diárias que promove, mais concretamente através dos Clubes dos Maiores, faz um trabalho de excelência a este nível junto de um conjunto alargado de pessoas que participam nas várias iniciativas propostas.
Com a pandemia de COVID-19 e o encerramento dos locais públicos, os nossos idosos viram-se obrigados a ficar em casa, longe de poderem socializar e afastados destas atividades tão necessárias à manutenção de algumas das suas faculdades.
Para colmatar esta situação, o Município de Campo Maior, através do Centro Comunitário, lançou a iniciativa "Chamada Amiga!", uma forma de manter o contacto com os utentes do espaço através do telefone.
Durante as próximas semanas, as técnicas do Centro Comunitário vão contactar por telefone os membros dos Clubes dos Maiores para propor a realização de uma série de exercícios que, entre outras situações, vão trabalhar a atenção, a linguagem, as funções executivas ou o movimento físico.
Desta forma, será possível manter o trabalho que este espaço tem vindo a desenvolver junto da população mais idosa há já cerca de duas décadas.
Sem comentários:
Enviar um comentário