Menus Paginas

Fernando Fitas vence 2ª edição do Prémio Internacional de Poesia António Salvado


Fernando Fitas, jornalista e poeta natural de Campo Maior, acaba de ser declarado vencedor da 2ª edição do "Prémio Internacional de Poesia António Salvado", instituído pela Câmara e Junta de Freguesia de Castelo Branco, aberto a autores de língua portuguesa e castelhana.

O anúncio efectuado na manhã de hoje, dia 20 de Fevereiro, data do 85º aniversário do nascimento do patrono do certame, teve lugar no decurso de uma conferência de imprensa promovida para o efeito, na qual foi anunciada a decisão do júri, constituído por treze personalidades ligadas à literatura, na sua maioria professores universitários.
Entre 1185 obras inéditas, oriundas do Brasil, Espanha, Portugal, Argentina México, Colômbia, Cuba, Peru, Venezuela, Chile Costa Rica e Moçambique, a escolha recaiu na obra “Elegia dos Pássaros”, enviada por Fernando Fitas, sob o pseudónimo Odisseias, na qual o poeta alentejano colige um conjunto de memórias que marcaram a sua vivência entre os amigos e familiares, não surpreendo assim que o aludido trabalho seja dedicado à memória do seu irmão.
Para o presidente do Júri, Alfredo Alencar, trata-se de uma obra poética de grande beleza, composta por um vasto conjunto de metáforas que desde o primeiro momento cativaram a esmagadora maioria dos jurados. Segundo o regulamento do aludido prémio, as obras vencedoras, (em Português e Castelhano) serão editadas em versão bilingue, no decurso do corrente ano, pelas entidades promotoras do referido prémio, o que deverá ocorrer no final do próximo Verão.

Veja aqui o vídeo da comunicação dos resultados: https://fb.watch/3N0D-LgTq9/

Sem comentários: