Menus Paginas

Hoje, dia 1 de Março comemora-se o Dia Internacional da Protecção Civil


Hoje, dia 1 de Março comemora-se o Dia da Protecção Civil, instituído a nível mundial pela Organização Internacional de Protecção Civil (OIPC) e a nível nacional por Despacho do Ministro da Administração Interna (Despacho n.º 6915/2008, de 21 de Fevereiro).
Para assinalar a data, a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) programou diversas iniciativas que decorrerão, quer na sua sede, em Carnaxide, quer em outras zonas do país, durante o mês de Março, através dos respectivos Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS).
De norte a sul do país, durante todo o mês de Março, os Comandos Distritais de Operações de Socorro da ANEPC, irão igualmente assinalar a data, dinamizando, em parceria com as Associações Humanitárias de Bombeiros, Serviços Municipais de Protecção Civil e demais Agentes de Protecção Civil, actividades para públicos diversos, tais como simulacros, exposições e/ou jornadas de reflexão.
Em Portugal e no mundo, a comemoração da data tem como propósito sensibilizar para a importância da protecção civil, na salvaguarda da vida humana, da propriedade, do património cultural e ambiental face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes; prestar tributo a todos os agentes de protecção civil e promover a reflexão e o diálogo em torno dos riscos a que populações e territórios estão sujeitos, e o papel que cabe a cada um de nós, cidadãos, no esforço colectivo de criação de comunidades resilientes, próprias das sociedades mais desenvolvidas.
De acordo com a Organização Internacional de Protecção Civil, o tema do Dia Internacional da Protecção Civil de 2020 é o seguinte "Civil Defence and First Aider in every Home".
O tema sublinha o papel fundamental que um cidadão bem preparado desempenha em caso de emergência ou ocorrência de catástrofe, já que os serviços de protecção e socorro nunca serão suficientes para prestar todos os cuidados necessários. Nestas circunstâncias, cabe aos cidadãos a importante missão de proteger a sua vida e a dos seus próximos (família, vizinho e comunidade), socorrer quem necessita (de acordo com procedimentos antecipadamente treinados e apreendidos), informar a sua comunidade e as autoridades e agentes de protecção civil.
Os cidadãos são, hoje em dia, simultaneamente protagonistas e agentes activos de protecção civil, no direito à informação sobre os riscos a que estão sujeitos no seu dia-a-dia, e no dever de adopção de medidas preventivas e comportamentos de auto-protecção adequados.

Sem comentários: