O Coração Delta, associação de solidariedade social do Grupo Nabeiro, vai promover entre os dias 30 de Janeiro e 1 de Fevereiro no auditório do Centro de Ciência do Café (CCC), em Campo Maior, um curso de formação sobre o modelo D.I.R Floortime.
A temática da iniciativa remete para um modelo de intervenção global e intensiva, dirigido a crianças com sinais precoces de Perturbação da Relação e Comunicação ou Perturbação do Espectro do Autismo. Desenvolvido nos Estados Unidos da América na década de 1990, o modelo D.I.R. Floortime envolve diferentes especialidades terapêuticas como Psicologia, Terapia da Fala e Terapia Ocupacional. Pressupõe, ainda, o envolvimento da família, bem como a articulação com os profissionais do jardim-de-Infância que a criança frequenta.
Tendo como entidade formadora a AAUPI – Associação de Apoio à Unidade da Primeira Infância, a acção incidirá sobre matérias como Intervenções Terapêuticas, Terapia Ocupacional, Integração Sensorial, Intervenção Social em Rede e Trabalho com as Famílias.
Os diferentes módulos agendados para os três dias da formação vão ser ministrados pelo pedopsiquiatra Pedro Caldeira da Silva, a psicóloga clínica Cláudia Eira, a terapeuta ocupacional Filipa Fragoso e a terapeuta da fala Bruna Nóbrega.
Com a duração total de 24 horas, a iniciativa conta com a organização conjunta do Serviço de Apoio ao Desenvolvimento de Crianças e Jovens (SADCJ) e da Equipa Local de Intervenção de Campo Maior, ambas sob a tutela da associação Coração Delta.
Este curso de formação na área do autismo é especialmente destinado a profissionais dos sectores da Educação e da Saúde, e a familiares de crianças com perturbação de desenvolvimento, no âmbito das comemorações do 15.º aniversário do Coração Delta.
Sem comentários:
Enviar um comentário