Menus Paginas

Barragem do Caia com níveis de água preocupantes devido à seca prolongada


A seca prolongada, que está a afectar com maior gravidade o sul do país, está a deixar à míngua de água a albufeira do Caia, no distrito de Portalegre, mas a actual campanha de rega vai manter-se até ao dia 15 de Outubro, conforme tinha sido programado.
De acordo com o gestor da Associação de Beneficiários do Caia, Aristides Chinita, a albufeira do Caia, que pode armazenar um máximo de 190 milhões de metros cúbicos de água, apresenta um nível preocupante, de 15 por cento da sua capacidade, o equivalente a cerca de 29,7 milhões.
Apesar do nível de armazenamento estar muito baixo, Aristides Chinita, revelou que no ano de 1976 tiveram uma situação “mais drástica”, com o volume de água a baixar até à “capacidade morta”, e agora, além desta, os recursos hídricos ainda são suficientes par abastecer durante três anos a população dos quatro concelhos servidos pela albufeira, nomeadamente, Elvas, Campo Maior, Monforte e Arronches.
O mesmo responsável admitiu que a manter-se esta situação de seca nos próximos meses “não haveria água suficiente para assegurar a campanha de rega de primavera/verão”, que habitualmente começa no mês de Março.
Por outro lado, esta fora de questão o fornecimento de água para as culturas de inverno, como os brócolos, alhos ou trigo, que por norma é assegurado em anos onde existe disponibilidade de recursos hídricos.
Fonte: RadioPortalegre

Sem comentários: