O Centro Educativo Alice Nabeiro (CEAN) participou mais um ano no Congresso Nacional Cientistas em Acção promovido pelo Centro de Ciência Viva de Estremoz nos dias 2, 3 e 4 de Maio. Com 6 projectos de alunos do CEAN do 2º, 3º, 4º e 5º anos, divididos nas categorias de 1º, 2º e 3º ciclos, o CEAN continua a sua dinâmica e aposta nos clubes científicos e oficinas onde são treinadas técnicas de trabalho de projecto, metodologias experimentais, estudos de caso e treino do método científico.
A interligação entre o conhecimento, a descoberta e a inovação face aos problemas locais e globais estão na base das nossas propostas a concurso. O CEAN com o clube CLIC, apresentou no escalão Galopim de Carvalho 3 projectos: “Kusca, uma ajuda em caso de catástrofe”, “Os poderes misteriosos do amido”, “Uma explosão energética com grãos de milho” e ao escalão do 2º e 3º ciclo, Déodat Dolomieu com “Hidroponia, uma solução ou um problema”, “Morcegos, estudo de caso dos mamíferos voadores” e “A.R.C.A- Antártida, Reflorestar, Caminhar e Ajudar”.
Participaram nos projectos 24 alunos dos 8 aos 11 anos em horário de clube, no qual os alunos escolhem livremente os projetos que querem desenvolver seguindo metodologias empreendedoras desenvolvidas pelo CEAN.
No concurso os alunos do CEAN conseguiram no escalão do 1º ciclo conquistar o 2º lugar com o projecto “Kusca, uma ajuda em caso de catástrofe” no dia 2 de Maio e no escalão do 2º e 3º ciclo conquistaram o 3º lugar com o projecto “Hidroponia, uma solução ou um problema”. Estamos conscientes da riqueza científica que este evento promove nos nossos alunos não somente pela partilha dos nossos resultados mas pela troca de experiências com outros alunos de escolas e colégios de norte a sul do pais.
Os seis projectos irão estar em apresentação na semana da ciência e ambiente a decorrer no Centro Educativo Alice Nabeiro entre os dias 3 e 9 de Junho, onde decorrerão muitas outras acções como tertúlias científicas para pais e filhos, a visita do professor Galopim de Carvalho, astronomia, Um planeta limpo com Filipe Pinto, GEO caminhada em Ouguela com a presença do Professor Rui Dias, assinatura e apresentação do programa Mymachine e ainda oficinas científicas para os alunos de Campo Maior ao longo da semana.
Sem comentários:
Enviar um comentário