Menus Paginas

Selecção distrital de futebol feminino da AF Portalegre fez história em Castelo Branco


Uma semana, cinco jogos e uma boa prestação da selecção sub-14 de futebol feminino da Associação de Futebol de Portalegre (AFP) no Torneio Interassociações que se realizou, entre 8 e 12 de Abril, na cidade de Castelo Branco.
Os treinadores Arménio Pinto e Mauro Santos tinham prometido que a selecção ia “dar trabalho” às adversárias. Deu e de que maneira. Numa competição em que participaram 21 associações de futebol de todo o País, a turma de Portalegre conquistou um histórico oitavo lugar e realizou cinco jogos de encher o olho, com muitos golos e bons momentos de futebol.
O sonho começou logo na estreia, com uma vitória frente a uma das maiores associações do País. Portalegre venceu a AF Porto por 2-1, com golos da capitã, Inês Peixe, e da mais jovem jogadora da equipa, Mariana Grilo, que, com apenas 12 anos, foi a melhor marcadora da selecção nesta competição.
No segundo dia, num dos jogos mais emocionantes do torneio, Portalegre esteve sempre em desvantagem e conseguiu igualar a partida a quatro bolas. Estava confirmada a presença da selecção distrital entre as melhores oito equipas da competição.
Na Liga de Ouro, Portalegre conheceu por três vezes o sabor da derrota. Primeiro num jogo emocionante com a AF Viana do Castelo, que esteve a ganhar por 3-0, viu Portalegre empatar na segunda parte e acabou por vencer na sequência de uma bola parada a um minuto do final.
Depois veio Leiria. Portalegre entrou a vencer, consentiu a reviravolta e voltou a igualar a partida, tendo sofrido o 3-2 nos instantes finais.
No jogo de despedida, frente à AF Algarve, Portalegre recuperou de um 2-0 e levou o jogo para grandes penalidades, onde a turma algarvia foi mais feliz.
Numa prestação histórica, Portalegre garantiu muito mais do que um oitavo lugar em 21 selecções. Garantiu cinco grandes espectáculos de futebol, despertou a atenção de todas as equipas em competição, afirmou o seu futebol feminino e mostrou o potencial de um grupo de jovens humildes, talentosas, unidas e determinadas, que deram tudo e honraram a camisola da Associação de Futebol de Portalegre.
No final da competição, Arménio Pinto e Mauro Santos estavam orgulhosos da prestação da selecção e assumiram que, embora conhecessem a qualidade do grupo, “a equipa superou as expectativas”.
Agradecendo a todos os que integraram a comitiva e aos familiares que, diariamente, estiveram em Castelo Branco para apoiar as jovens, os treinadores não pouparam elogios a um grupo “espectacular”, que revelou “muita qualidade e maturidade” e que demonstrou “um comportamento fantástico dentro e fora das quatro linhas”.

Sem comentários: