Um simulacro, que vai envolver cerca de 200 pessoas de Portugal e Espanha, realiza-se quinta-feira, 11 de Abril, junto ao nó da auto-estrada que liga Badajoz e Elvas. O exercício decorre na rotunda situada nas imediações do centro comercial "El Faro" e da IFEBA.
A acção vai testar operacionais e meios dos dois países neste que é o primeiro simulacro de acidente radiológico transfronteiriço. Trata-se de um acidente entre três veículos de transporte de mercadorias perigosas, que envolve um quarto veículo com quatro ocupantes e, ainda, uma quinta viatura de transporte público de passageiros com destino a Badajoz vindo de Lisboa.
Segundo o Governo da Extremadura, o objectivo deste simulacro é implantar o Plano Especial frente a Riscos Radiológicos (RADIOCAEX) e o Plano Especial de Transporte de Mercadorias Perigosas e Ferrovia (TRANSCAEX), a fim de estar preparados para dar a melhor resposta aos cidadãos perante uma eventual emergência.
O incidente simulado está previsto iniciar-se às 9 horas (10 horas locais), contando o mesmo com a participação da Direcção de Emergências e Protecção Civil, a Direcção Geral de Meio Ambiente, Delegação do Governo espanhol, Unidade Militar de Emergências (UME), Agência Estatal de Meteorologia, Polícia Nacional, Guardia Civil, Protecção Civil e de Emergências do Ministério do Interior de Espanha, a Agência Portuguesa de Ambiente, a Autoridade Nacional de Protecção Civil, Bombeiros Voluntários de Elvas, GNR e o Instituto Nacional de Emergências Médicas Português.
Sem comentários:
Enviar um comentário