Menus Paginas

"Outras Liberdades" - livro de poesia de São Silveirinha, no Centro Cultural de Campo Maior


São Silveirinha, escritora campomaiorense, lança um novo livro de poesia, intitulado "Outras Liberdades". O lançamento terá lugar no próximo dia 9 de Fevereiro, pelas 17H00, no Centro Cultural de Campo Maior.
O livro, que é uma edição de autor, é constituído por 38 poemas, que se encontram distribuídos por 5 capítulos: Da Memória; Do Sonho; Do Desalento; Do Deslumbramento; Da Entrega. Eles falam-nos um pouco da liberdade de sermos aquilo que desejamos, da liberdade de viajar sem termos de sair do lugar, da liberdade de amar, da liberdade de renunciar àquilo que nos incomoda e nos castra essa mesma liberdade.
"Outras Liberdades" tem a participação de 5 ilustradores: Elisabete Fiel, Luís Silveirinha, Nuno Bernardo, Paula Marques e Paulo Moreira. A cada um destes artistas plásticos cabe a ilustração de dois poemas. Deste livro faz parte o poema vencedor no II Concurso Literário das Edições Vieira da Silva, o poema "Tons de Liberdade".
São Silveirinha
Sobre a autora:
São Silveirinha nasceu em Campo Maior a 28 de Novembro de 1972.
Por questões de ordem profissional do seu pai, foi com tenra idade para o Montijo. Aos três anos, rumou a Aljustrel (Baixo Alentejo), onde passou parte da sua infância. Uma infância que considera rica em termos de descoberta e fortemente marcada pelo gosto que a mãe lhe foi incutindo pela leitura. A grande cumplicidade que sempre teve com o seu irmão, Luís Silveirinha, acabou por determinar a sua paixão pela arte em geral. No verão de 1981 regressa a Campo Maior e começa a escrever poesia aos dez anos.
A convite do Professor Arménio Toscano, vê o seu primeiro poema publicado com apenas 14 anos, no jornal regional “A Palavra”.
Em 1990, ainda com 17 anos, ingressa na Escola Superior de Educação de Portalegre para frequentar a licenciatura de Professores do 2.º ciclo, variante de Português e Inglês.
Passa a colaborar com artigos de opinião no “Jornal de Elvas” e no “Campo Maior”.
Lança o seu primeiro livro de poesia, “O Voo da Libelinha”, em 1993.
Actualmente é professora de Português e Inglês no Agrupamento de Escolas de Campo Maior.
Em 2011, participa com cinco poemas na “IV Antologia de Poetas Lusófonos”, Folheto Edições & Design.
Em 2013, frequenta o Curso online de Escrita Criativa, orientado por Luís Carmelo.
Tem participado em vários projectos relacionados com a escrita e a dança contemporânea.
Lançou o seu último livro de poesia "Em Viagem", em Novembro de 2017, também no Centro Cultural de Campo Maior.
Tem no prelo "Reflexos", uma antologia poética fruto do 1º Prémio do II Concurso Literário de Edições Vieira da Silva, com o poema "Tons de Liberdade". Em Novembro de 2018 passou a integrar o grupo "Mulherio das Letras, Portugal". É fundadora e presidente da Despert'Arte, associação cultural. Tem participado em vários projectos no âmbito da escrita e da dança contemporânea.

Sem comentários: