Menus Paginas

Ministro anuncia investimento de 14 milhões euros na construção do novo centro de formação e do comando territorial da GNR Portalegre


O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, anunciou, hoje, um investimento de 14 milhões de euros na construção das novas instalações do Centro de Formação e Comando Territorial da GNR de Portalegre.
Em declarações aos jornalistas, no antigo Convento de São Bernardo, em Portalegre, onde funciona desde 1985 o Centro de Formação da GNR, Eduardo Cabrita sublinhou tratar-se do “maior investimento individualizado” no âmbito da Lei de Programação de Infraestruturas e Equipamentos para as Forças e Serviços de Segurança da Administração Interna.
A nova Escola de Formação e o Comando Territorial da GNR de Portalegre vão ser edificados num terreno, com cerca de 28 hectares, localizado na zona industrial de Portalegre, entre o heliporto e as oficinas municipais. As obras deverão arrancar até 2021.
O governante assumiu ainda o compromisso de “concentrar” em Portalegre “o essencial da formação da Guarda Nacional Republicana”.
A presidente da Câmara de Portalegre, Adelaide Teixeira, por seu turno, disse tratar-se de “um dia histórico” para a cidade, lembrando que a construção da nova Escola de Formação da GNR era uma ambição de há muitos anos.
A autarca vincou que este investimento é determinante para a sustentabilidade económica da região, argumentando que o mesmo contribui para a criação de postos de trabalho, diretos e indiretos, que ajudam à fixação de pessoas no interior do país.
A presidente da Câmara de Portalegre e o ministro da Administração Interna falavam ao final da manhã, depois de terem marcado presença no Compromisso de Honra, dos novos guardas, que concluíram com aproveitamento o 40º curso, ministrado no Centro de Formação de Portalegre.
A "investidura" dos 595 novos militares da GNR, entre os quais 46 mulheres, decorreu, no Estádio Municipal de Portalegre.

Sem comentários: