Menus Paginas

Assinala-se hoje o Dia dos Jornalistas Pela Paz


O Dia dos Jornalistas Pela Paz assinala-se anualmente a 27 de Outubro.
Este é um dia de reflexão sobre o papel do jornalista e de comemoração de todos os jornalistas que com o seu trabalho contribuem para a edificação de um mundo melhor e mais justo.
O papel do jornalista consiste em relatar os factos de forma isenta, sem interesses pessoais e sem influências, sejam políticas, monetárias, ou de qualquer outra natureza. Neste dia destaca-se o sentido de responsabilidade, a ética, a independência e o profissionalismo dos jornalistas que relatam a verdade sem ceder a pressões internas e externas.
Os meios de comunicação social, por intermédio dos seus profissionais, podem, e devem ser um meio eficaz para derrubar injustiças, desconfianças, conflitos e para semear a compreensão, o respeito e a unidade. Num contexto onde a informação é seleccionada, escondida ou dada sem imparcialidade, é incentivada a desigualdade, a desordem, o conflito, o ódio e a guerra.
O actual interesse (teórico) e emergência (prática) de um jornalismo de paz tem a sua origem nos estudos de Galtung e Ruge, nos anos 60, e de MacBride, nos anos 80. Ambos mostraram as fragilidades do jornalismo convencional, dominado pela guerra.

Sem comentários: