Hugo Santos, escritor campomaiorense, foi ontem, dia 22 de Setembro homenageado na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas.
O escritor campomaiorense, devido ao seu estado de saúde (internamento hospitalar) não esteve presente, mas contou na cerimónia com os seus familiares directos, e amigos da sua terra natal.
O Presidente do Município de Campo Maior, Ricardo Pinheiro, Joaquim Candeias, fotógrafo colaborador do Campomaiornews e Fernando Fitas, também ele escritor natural de Campo Maior, fizeram questão de estar junto dos familiares nesta hora de homenagem ao professor e escritor de Campo Maior. Para além dos familiares, é de registar, assinalar e louvar a presença, quer do Presidente da Câmara de Campo Maior, quer dos amigos e colegas.
A sessão teve vários momentos, entre os quais uma leitura conjunta de textos de Hugo Santos, pelos seus amigos. Este momento teve como pano de fundo um conjunto de fotografias de Campo Maior da autoria de Joaquim Candeias, colaborador do Campomaiornews, que esteve presente nesta cerimónia.
Hugo Santos nasceu em Campo Maior no ano de 1939.
Teve no ensino a sua profissão principal, mas foi na escrita que desde cedo se revelou. Autor de vasta obra poética, escreveu também romances e contos. Hugo Santos é autor de dezenas de livros que viu publicados ao longo da sua vida. Recebeu vários prémios literários e a sua obra reflecte uma linguagem própria. Há nela uma marca bem evidente, um ritmo e respiração singulares, um cunho que se percebe ser de Hugo Santos quando escreve sobre o amor, sobre a família, sobre os pássaros, a nostalgia e a imensidão do seu Alentejo, casa-mãe.
Morador em Torres Novas, desde os anos oitenta, aqui também escreveu e constituiu família. Reconhecido pelos seus pares, Hugo Santos verteu por palavras a sua visão do mundo e a sua forma de estar. E foi esse reconhecimento que pela vontade de amigos e da Câmara Municipal de Torres Novas que deu lugar a esta justa homenagem, ao homem e ao escritor, em cerimónia aberta à comunidade.
Notícia relacionada:
Sem comentários:
Enviar um comentário