Menus Paginas

Turistas estão a "fugir" aos milhares de Portugal. Alentejo é a excepção à regra



Os turistas estrangeiros estão a “fugir” aos milhares de Portugal e a procurar outros destinos mais baratos como são exemplo a Turquia, a Tunísia, Marrocos ou Egipto.
De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), as dormidas na hotelaria diminuíram 2,9% em Junho em termos homólogos, devido sobretudo aos turistas estrangeiros que pernoitaram menos 5,1% nos hotéis portugueses nesse mês.
O mercado britânico, que representa a maior percentagem de dormidas, caiu 9,8 por cento. Os mercados, alemão e francês também desceram, ao contrário do mercado espanhol, que aumentou 1,5 por cento.
Em declarações à Rádio Portalegre o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, António Ceia da Silva, afirmou que mercados tradicionais como a Tunísia, Turquia ou Egipto, estão em recuperação, depois da instabilidade causada por atentados terroristas nesses países.
Ceia da Silva sublinhou que, sobretudo o Algarve, que “nunca conseguiu fugir ao produto sol e mar”, pratica atualmente preços que não são competitivos com os países que os estrangeiros que tinham Portugal como destino estão agora a escolher.
Em contraciclo com as restantes regiões do país o Norte e o Alentejo foram as únicas que, em junho deste ano em comparação com o mês homólogo do ano passado, registaram acréscimos nas dormidas com 3,1 e 2,4 por cento, respectivamente.
Se tivermos em conta os primeiros seis meses deste ano o Alentejo foi onde o turismo mais cresceu. Segundo o INE a subida de 6,6 por cento deve-se sobretudo às dormidas.
Para o presidente da Turismo do Alentejo são “dados extremamente positivos”, que resultam de um trabalho que tem colocado a região num “patamar de excelência e qualidade”.

Sem comentários: