Menus Paginas

"Hugo" traz vento e chuva neste fim-de-semana, com maior intensidade no domingo


Sete distritos do continente vão estar no sábado sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do mar e da Atmosfera (IPMA). Esta situação de mau tempo deve-se à passagem da depressão Hugo, que está centrada a noroeste do arquipélago dos Açores e em deslocamento para leste.
De acordo com o IPMA, esta depressão afectará de forma mais directa o norte de Espanha. "Com a passagem de um sistema frontal associado a esta depressão prevê-se para Portugal Continental, ocorrência de precipitação e intensificação do vento no litoral e nas terras altas a partir da tarde desta sexta-feira e até meio da tarde de sábado.
O IPMA refere que os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa vão estar entre as 6h00 e as 18h00 de sábado sob aviso laranja devido à previsão de ondas de noroeste com 5 a 6 metros, podendo atingir os 10/12 metros de altura máxima. O aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, indica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.
O IPMA emitiu também aviso amarelo para toda a costa portuguesa até às 21h00 de sábado devido à previsão de ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros. O Instituto colocou também sob aviso amarelo os distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga, Aveiro, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Coimbra, Leiria, Lisboa e Castelo Branco devido à previsão de vento forte com rajadas de 80 quilómetros por hora, podendo atingir os 95 quilómetros nas terras altas entre as 1800 desta sexta-feira e as 1500 de sábado.
Para o concelho de Campo Maior está prevista a ocorrência de aguaceiros, fracos no sábado, mas com maior intensidade no domingo, 25 de Março, dia em que há maior probabilidade de precipitação nesta zona fronteiriça. As temperaturas - máxima e mínima - vão oscilar entre os 15 e os 6 graus centígrados. O estado do tempo conhece uma melhoria no início da semana.

Sem comentários: