Menus Paginas

Município de Campo Maior deixa Conselhos para um Natal mais Sustentável e Amigo do Ambiente


Caros Munícipes,
A época festiva que atravessamos é propícia ao aumento do consumo e consequentemente a maior produção de resíduos. No entanto, com o contributo de toda a população, há formas de minimizar o impacto que estes têm no ambiente.
Para o ajudar a contribuir para um Natal ecológico, aqui ficam alguns conselhos simples que pode levar em conta:
- Utilize uma árvore de Natal artificial, assim pode ser reutilizada durante muitos anos e evita o corte e danificação dos pinheiros naturais;
- Não vá em modas e tenha cuidado na aquisição dos enfeites de Natal, para que os possa reutilizar por muitos e longos anos. Pode optar por criar os seus próprios enfeites a partir da reciclagem e reutilização de materiais.
- Adquira lâmpadas energeticamente eficientes para reduzir a sua fatura energética e ambiental.
- Lembre-se que certas espécies animais e vegetais estão em vias de extinção. O azevinho é uma dessas espécies. Não compre azevinho verdadeiro. Existem bonitas imitações artificiais de azevinho que podem ser reutilizadas de uns anos para os outros. Também pode usar a sua própria criatividade.
- Reflita bem sobre as prendas que vai oferecer, a quem vai oferecer e qual a sua utilidade. Privilegie produtos:
a) Duráveis e reparáveis;
b) Educativos, principalmente se estivermos a falar de prendas para os mais pequenos; ofereça produtos que estimulem a inteligência, a criatividade, o respeito entre os povos e pelo ambiente;
c) Inócuos, em termos de substâncias perigosas; por exemplo, se vai oferecer equipamentos elétricos e eletrónicos, informe-se sobre quais as marcas mais seguras.
d) Que não estejam embalados em excesso ou em embalagens complexas (são mais caros, misturam vários materiais e dificultam a reciclagem);
e) Úteis: é importante privilegiar a oferta de prendas que não sejam colocadas imediatamente na prateleira ou em qualquer baú esquecido no sótão.
- Adquira produtos nacionais, pois promove a economia portuguesa e reduz o impacte ambiental associado ao transporte dos produtos.
Depois do Natal…
- Guarde os laços e o papel de embrulho para que os possa utilizar noutras ocasiões; muitas embalagens, caixas de prendas, papéis de embrulho podem ser utilizados pelas crianças para fazer divertidos objetos, como máscaras, porta canetas, etc.
- SEPARE TODAS AS EMBALAGENS – PAPEL/CARTÃO; PLÁSTICO; METAL – E COLOQUE-AS NO ECOPONTO MAIS PRÓXIMO, evitando assim os amontoados de lixo que marcam o dia de Natal; este é um bom momento para verificar se foi um cidadão ambientalmente consciente nas suas compras.
- Não deite as pilhas para o lixo, coloque sempre no Pilhão. As pilhas recarregáveis são uma alternativa económica e ecológica.
- Sempre que encontre o contentor ou Ecoponto cheio, não deixe o seu lixo no chão, assim evita que se espalhe pelas ruas, desloque-se até outro contentor para deixar o lixo dentro do contentor e com a tampa bem fechada.
Evite depositar o lixo logo no dia 24 à noite ou dia 25 de manhã, aguarde até ao fim da tarde de dia 25 de dezembro para colocar o lixo no contentor, uma vez que será recolhido no dia 26 de madrugada.
O Município de Campo Maior deseja-lhe um FELIZ Natal e um novo ano de 2018 mais Sustentável!

Sem comentários: