Menus Paginas

Desejamos que 2018 seja um ano repleto de "boas" notícias para todos. Feliz Ano Novo


Mais uma vez chegamos à simbólica data da passagem de ano. Trezentos e sessenta e cinco dias ficam para trás, repletos de acontecimentos, de histórias, de momentos. Únicos, repetidos, bons, maus, assim assim, alegres, tristes, marcantes, passageiros, certos, errados, solenes, triviais. A verdade é que todos fazem parte de mais um estrato geológico das nossas vidas, cujas camadas são medidas em anos.
Nesta altura é comum assistirmos, ou lermos, nos órgãos de comunicação social, ao “passar em revista” do último ano. Na verdade, olhar para trás, para o que foi feito, permite-nos reflectir sobre as nossas atitudes e os resultados das mesmas. Assiste-nos o direito de sentir saudade, resignação e rancor.
No entanto, em minha opinião, será mais importante – aproveitando esta data simbólica – aguçarmos a nossa capacidade de perspectivar o futuro. A forma como iremos construir os alicerces de mais uma “camada” das nossas vidas. Aproveitando a absorção dos conhecimentos e ensinamentos do passado, é-nos exigida a continuação das boas obras, das boas práticas, deixando para trás o que de mal foi feito. Este é um imperativo para um futuro melhor para todos.
O futuro não acontece. O futuro constrói-se. O futuro inventa-se.
Temos de acreditar que possuímos a capacidade de tomar o futuro nas nossas mãos e, como alguém disse um dia, “é tempo de todos nós acreditarmos que a melhor maneira de antecipar – e de não temer – o futuro, é inventá-lo”.
Mãos à obra!
Feliz 2018
Joaquim Folgado

Sem comentários: