Menus Paginas

ARS Alentejo não teme afastar utentes do Hospital de Portalegre com reorganização no Hospital de Santa Luzia de Elvas (c/som)




A Administração Regional de Saúde (ARS) Alentejo vai realizar um esforço no sentido de “alavancar” o Hospital de Elvas na prestação de serviços à região alentejana e além fronteiras.
Para tal, ultimam-se os preparativos para que o projecto, que vai transformar o serviço ambulatório do hospital numa clínica de alta resolução, seja entregue à CCDR, indica José Robalo, Presidente da ARS Alentejo, em declarações à Rádio Campanário.
Em termos populacionais o Hospital de Elvas é “muito limitado”, reconhece o presidente, acrescentando que para evitar tal facto, o projecto foi associado às Câmaras que quisessem colaborar.
O projecto “vai ter financiamento da CCDR”, e de acordo com José Robalo, os valores rondam “um milhão e meio de euros”, visando aprimorar “a organização do próprio serviço”, de foram a que o utente, que necessite de fazer exames complementares diagnósticos, “entre no Hospital, faça todo o percurso, e saia com o conjunto todo de exames”.
Segundo o presidente da ARS Alentejo, pode ser benéfico para a população do distrito portalegrense e também para o Alentejo Central, não considerando que venha a reduzir a procura ao Hospital de Portalegre.
No que diz respeito à atractividade do projecto para quem está do outro lado da fronteira, José Robalo refere que “tudo o que venha aumentar a capacidade de intervenção do Hospital está no projecto”, acrescentando que através de um serviço de qualidade “os espanhóis percebem que em Portugal se pode fazer uma prestação de alta qualidade”.

Sem comentários: