Menus Paginas

Sporting Clube Campomaiorense comemora hoje, dia 1 de Julho, o seu 91º aniversário. 1926-2017


No dia em que assinala 91 anos de existência, aqui deixamos uma resenha histórica deste clube de Campo Maior.
"O Sporting Clube Campomaiorense, uma das mais antigas instituições do concelho de Campo Maior, nasceu no dia 1 de Julho de 1926.
O ano da fundação, terá sido totalmente dedicado às tarefas de organização do clube, tais como a angariação dos sócios e dos fundos necessários, a constituição das equipas, a realização de treinos e a confecção dos equipamentos.
O clube nasceu, pelo nome, pelas cores e pelos símbolos, ligado à imagem do Sporting Clube de Portugal, mas não há referência explícita de que se tenha de imediato constituído como filial do clube de Lisboa. Contudo, tudo leva a crer que foi quase coincidente com a sua fundação, a sua constituição como 27ª filial do Sporting Clube de Portugal.
Em assembleia foram eleitos os primeiros corpos sociais, e aprovados os estatutos do clube. A direção administrativa era então liderada por Domingos António Rabiais, como presidente, Manuel Lavadinho Mourato, secretário, João Conde Gonçalves, como tesoureiro. Um ano depois, já em 1927, Domingos Rabiais surge como presidente, no primeiro ato eleitoral realizado no clube.
Presidir a um clube como o Campomaiorense, que encerra mais de oito décadas de história, será por si só, uma honra. Dar continuidade a um trabalho iniciado em tempos difíceis, será um desafio. Certamente os mentores, e criadores, do Campomaiorense nem sequer sonharam que o seu clube um dia pudesse estar entre os maiores clubes do nosso país. Para que o clube chegasse até aos nossos dias, muito trabalho foi efectuado, desde a fundação até à atualidade.
Seria difícil enumerar todos os que, ao longo dos tempos, dedicaram tempo e esforço, e até dinheiro, para manter e dar impulso a este projeto que deu vida e forma ao Sporting Clube Campomaiorense. Todos eles fazem parte da história deste clube.
Atualmente a direção é presidida por João Manuel Nabeiro, o homem que conseguiu levar o clube até ao expoente máximo do futebol português. Cabe-lhe esse mérito e, ao mesmo tempo, a responsabilidade de continuar, e preservar, o clube que nasceu em 1926. À frente dos destinos do clube há mais de duas décadas, João Manuel Nabeiro sucedeu ao seu pai, uma figura incontornável da vida do clube, o Comendador Manuel Rui Azinhais Nabeiro. Na condição de Presidente Honorário, Rui Nabeiro continua ligado ao clube, contribuindo e patrocinando as suas atividades.
Ao longo da sua existência, muitos dirigentes e muitos atletas, de muitas gerações envergaram, defenderam e honraram as cores do Campomaiorense, tornando possível a sua existência. No tempo do profissionalismo, por aqui passaram figuras bem conhecidas do futebol português, entre atletas e treinadores.
De toda a sua história, com muitos êxitos pelo meio, a segunda metade da década de 90, foi aquela em que o Sporting Clube Campomaiorense mais se notabilizou, ao chegar ao topo do futebol português.
Foram dois os momentos altos e marcantes do clube:
O primeiro, a subida pela primeira vez à primeira divisão nacional, na época de 1994/95, que irá, para sempre, ficar escrita a ouro nas páginas da sua história. Manuel Fernandes é o treinador que irá ficar para sempre ligado à história do clube, por ser o primeiro a conseguir levar o Campomaiorense ao topo do futebol português.
O segundo, na época de 1998/99 o Sporting Clube Campomaiorense conseguiu chegar pela primeira vez à final da Taça de Portugal, a prova rainha do futebol português. Foi o realizar de um sonho alimentado, durante muitos anos, pelos responsáveis do clube. Ao Campomaiorense, que foi a primeira equipa alentejana a conseguir chegar á final desta prestigiada competição, só faltou conquistar o troféu que o Beira Mar arrecadou.
Desvaneceu-se o sonho mas o Campomaiorense continuou o seu percurso até aos dias de hoje. No futebol, o clube mantém apenas os escalões de formação em atividade e competição, com muitos jovens atletas a frequentarem a sua academia.
Com excelentes instalações desportivas, construídas e melhoradas ao longo dos tempos, como o Estádio Capitão César Correia, com dois relvados e um sintético, um ginásio, o Pavilhão Rui Nabeiro e a clínica Clube de Saúde, o Sporting Campomaiorense foi criando melhores condições para a prática desportiva.
Entretanto outras modalidades foram surgindo, e o clube tornou-se eclético, com equipas de futsal feminino, basquetebol, atletismo, ginástica, natação, BTT. São muitas centenas de atletas que atualmente, nas várias modalidades, dão vida ao clube e garantem a sua continuidade.
A já longa história do Sporting Clube Campomaiorense continua a ser escrita todos os dias. As gerações atuais, e as vindouras, seguramente saberão manter viva a chama deste clube que tem sido, ao longo dos tempos, o orgulho de todos os campomaiorense."

Informações recolhidas no livro:
Sporting Clube Campomaiorense, Das Origens à Actualidade, 1926 - 2001,
da autoria de Francisco Galego e Joaquim Folgado

Sem comentários: