Menus Paginas

Mais de 600 operacionais combatem quatro incêndios com chamas "fora de controlo" no distrito de Portalegre


Nesta altura encontram-se quatro incêndios activos no distrito de Portalegre, que estão a ser combatidos por 561 operacionais com a ajuda de 170 viaturas e 10 meios aéreos, sendo dois em Nisa, um em Gavião e um outro nos Fortios (este último deflagrou pelas 16H14 de hoje).
O fogo em Nisa, no distrito de Portalegre, com origem no que lavra em Vila Velha de Ródão, distrito de Castelo Branco, chegou a estar dominado em cerca de 90%, mas agravou-se ontem e é o que ainda causa imensas preocupações.
Os fogos de Amieira do Tejo e de Portas de Rodão, pelas 9h30 de hoje, ainda eram dados como fora de controlo. O fogo que se reacendeu em Nisa, esta manhã, chegou ao IP2, numa questão de minutos, chegou também, esta manhã, à zona da barragem do Fratel e atingiu um antigo empreendimento, que antes incluía um hotel e um restaurante. A estrutura do empreendimento acabou por arder.
Entretanto o incêndio em Arez e Amieira do Tejo, em Albarrol, Nisa, é que tem mais operacionais no seu combate, 299 elementos, 89 viaturas e 3 meios aéreos, segundo informação no sítio da internet da ANPC, ás 17 horas de hoje.
As autoridades de Nisa activaram de madrugada o Plano Municipal de Emergência e Protecção Civil para apoiar a população de "forma mais eficiente", perante um incêndio que é "uma incógnita", disse a presidente da autarquia, Idalina Trindade.
Os habitantes de Albarrol, Falagueira e Vila Flor foram evacuados na noite desta quarta-feira e foram encaminhados para o Pavilhão Municipal de Nisa, onde já se encontram cerca de 50 pessoas. Em Amieira do Tejo, o lar decidiu retirar o seus utentes de forma a prevenir problemas respiratórias. Várias estradas foram cortadas devido ao fogo.
Apesar dos fogos ainda estarem activos a Câmara de Nisa começou hoje de manhã a fazer o transporte das pessoas para as suas casas por considerar já não existir perigo para as aldeias que tinham sido evacuadas.
O regresso dos meios aéreos na manhã de hoje retoma a esperança de controlar o incêndio, ainda que, de acordo com a autarca de Nisa, seja "uma incógnita".
Todos os incêndios que lavravam há vários dias no distrito de Castelo Branco foram dados como controlados na manhã desta quinta-feira.
No combate ao fogo estão centenas de bombeiros de Portugal, forças oriundas de Espanha e chega hoje um meio aéreo de Marrocos.
Os incêndios florestais já consumiram, este ano, 75.264 hectares de florestas, a maior área ardida da última década em Portugal.

Sem comentários: